A Secretaria Municipal de Educação de Pirambu vem a público esclarecer a história contada no site Tribuna da Praia, sobre a saída da professora Jucileide Tavares da direção da Escola Municipal Ester Ribeiro Dantas, localizada no povoado Lagoa Redonda. As únicas verdades do texto é o acontecimento, ou seja, a transferência da referida diretora, e o sentimento de perda da comunidade de Lagoa Redonda (fato que será levado em conta pela gestão). Todas as outras informações, que na realidade se caracterizam como suposições e opiniões do autor, não correspondem ao fato, tal como ele aconteceu.
Em primeiro lugar, não foi por incomodar a gestão da Educação que a professora Jucileide recebeu a proposta para assumir a direção da Escola Leonor Barreto Franco, localizada na sede do município. Até então, a unidade de ensino tinha à frente a professora Neuma Evangelista Mota, que saiu para assumir os trabalhos da sala de recursos da Escola Mário Trindade Cruz (o serviço trabalha com os alunos que apresentam algum tipo de necessidade especial). Diante dessa situação, a secretária Veralúcia Santana fez o convite à diretora da escola de Lagoa Redonda, justamente por reconhecer a excelência de seu trabalho e de vê-la, neste momento, como uma profissional com perfil para dirigir a escola da sede. Se fosse um caso de perseguição, como afirmado pelo Tribuna da Praia, a professora Jucileide teria sido mandada de volta para sala de aula e não recebido a proposta para assumir a direção de uma outra unidade. Não seria o mais lógico?
Em segundo lugar, não houve imposição diante de uma suposta recusa da professora Jucileide. A proposta foi feita e, em nenhum momento, ela disse um “não”. O que a docente expressou foi dúvida, sentimento natural em qualquer pessoa que receba o convite para encarar um novo desafio. Também não é verdade que a professora, diante da suposta “imposição”, tenha preferido retornar ao Mário Trindade Cruz, onde estava antes de assumir a direção da escola Ester Ribeiro Dantas. Na conversa com a secretária Veralúcia Santana, essa decisão da professora, como forma de protestar contra a suposta imposição, não existiu.
No texto publicado no site Tribuna da Praia, é também um equívoco a afirmação de que o cargo foi solicitado para ser negociado politicamente. A escolha da nova direção levará em conta a opinião da comunidade (e essa ideia não surgiu depois da publicação do referido texto). A gestão da Secretaria de Educação já pretendia dialogar com a comunidade, o que inclui funcionários da escola, pais de alunos e lideranças comunitárias. Prova disso, foi que já havia pedido a colaboração da professora Jucileide para a indicação de nomes e ela, prontamente, se dispôs a ajudar na escolha da nova direção.
É válido também informar que na manhã seguinte à publicação do texto, Jucileide Tavares procurou Veralúcia Santana, indignada com a forma como o acontecimento foi narrado pelo Tribuna da Praia, inclusive com frases que teriam saído da sua boca. A secretária também manifestou indignação, não só pelas inverdades contidas no texto, como pelas palavras usadas para classificar a sua pessoa e a sua gestão à frente da Secretaria Municipal de Educação. Ainda sobre as críticas à atual gestão da Educação fica aqui o questionamento sobre o que a caracterizaria como a pior da história do ensino público em Pirambu. O que a classificaria como a mais decepcionante gestão? O fato de ter lutado pelo pagamento correto do piso salarial dos professores? De ter reformulado o plano de carreira dos docentes? De ter regularizado a merenda e o transporte escolar? Ou seria o fato de ter aberto um canal direto com servidores, estudantes e pais de alunos para, através do diálogo, encontrar melhorias para a Educação municipal?
É preciso deixar claro que o prefeito José Nilton de Souza (e isso se estende a toda sua equipe) respeita o direito de qualquer cidadão manifestar opiniões contrárias a sua gestão, mas entende que isso deve ser feito com responsabilidade e com a apresentação de fatos que comprovem a veracidade das informações, principalmente quando estas são veiculadas em meios de comunicação e conseguem chegar aos olhos e ouvidos de um número significativo de pessoas.
Nenhum comentário:
Postar um comentário