Ministrada pelo Corpo de Bombeiros, capacitação segue até sexta |
Além dos 12 profissionais mantidos pela Prefeitura de Pirambu – nove deles efetivos e três contratados –, o treinamento envolve a participação de voluntários. “Como no Carnaval a demanda é maior, pretendemos contratar mais dez guarda-vidas para atuar nesse período. Por isso, abrimos a capacitação para outras pessoas”, explicou o secretário municipal de Saúde, Cláudio Ferreira.
Segundo ele, os guarda-vidas temporários serão distribuídos entre a sede da cidade e os povoados Lagoa Redonda e Santa Izabel, que também costumam atrair banhistas. “Já tivemos casos de afogamento nessas duas localidades, por isso é preciso prevenir, colocando profissionais treinados à disposição, pelo menos nos períodos em que o número de banhistas aumenta, a exemplo do Carnaval”.
Treinamento inclui voluntários, além dos guarda-vidas municipais |
O treinamento inclui a realização de atividades físicas (corrida, natação, flexões, abdominais etc.), teoria e prática de salvamento aquático e de primeiros socorros voltados para os casos de afogamento, e ainda noções de relações públicas trabalhistas. “Para que não haja problema de entendimento, todo conteúdo teórico está sendo seguido da prática”, ressaltou o tenente Caldas.
Dez voluntários selecionados poderão trabalhar no Carnaval |
A realização desse treinamento também atende a uma demanda antiga da equipe de salva-vidas do município. Dos 12 servidores, sete têm cerca de 20 anos de serviço e nunca passaram por uma capacitação específica. “A gente conta com a experiência do dia a dia, mas isso não basta. Um curso como esse já era esperado por nós há muito tempo”, contou o guarda-vidas Reginaldo dos Santos, de 51 anos.
Os mais novos do quadro compartilham da mesma opinião. “Um trabalho como esse precisa de atualização constante. O treinamento é necessário para todos, principalmente para os veteranos, que só vinham atuando ao longo desses anos, sem nunca terem passado por uma reciclagem”, disse o guarda-vidas supervisor, Junior Soledade, de 41 anos, que é um dos ingressos do último concurso público, realizado em 2007.
De acordo com o secretário municipal de Saúde, no que depender da gestão do prefeito Zé Nilton, as capacitações vão continuar. “O Corpo de Bombeiros já nos adiantou que depois do período carnavalesco, eles retornarão ao município para realizar um treinamento mais abrangente, que seria na verdade um curso de formação, com duração de um a dois meses”, informou Cláudio Ferreira.
Conteúdos teórico e prático foram passados simultaneamente |
Ainda segundo o secretário, paralelo à busca de parcerias para capacitar os guarda-vidas e melhorar o serviço prestado, no final do ano passado, a Prefeitura de Pirambu investiu na compra de novos uniformes e equipamentos de proteção individual (EPIs) e de resgate, entre eles, pranchões, binóculos, salsichões, bandeiras de sinalização, óculos com proteção UVA/UVB e bonés.
A partir deste mês, eles também serão beneficiados com a “lei municipal do protetor solar”, que estabelece a inclusão do valor do produto no contracheque do servidor. “Todo mês eles receberão o dinheiro e ficarão responsáveis pela compra de seus protetores”, informou Cláudio Ferreira, acrescentando que a lei também vale para os agentes de endemias e os agentes comunitários de saúde.
Novo curso de formação já está previsto para depois do Carnaval |
Nenhum comentário:
Postar um comentário