terça-feira, 24 de janeiro de 2012

Crianças participam de oficina na Biblioteca Pública Municipal

Atividade contou com a participação de oito crianças da comunidade
A visita frequente de algumas crianças da cidade de Pirambu à Biblioteca Pública Municipal resultou, na manhã desta terça-feira, dia 24, na realização de uma oficina de leitura e artes. A ideia de reunir as oito crianças, com idade entre 6 e 12 anos, foi da pedagoga Maria de Fátima Machado, coordenadora da biblioteca.

“Desde a semana passada que elas vêm aqui em busca de livros para se distrair. Primeiro, veio um grupo com três, depois outras foram aparecendo, então resolvi juntar todas para contar histórias e fazê-las interagir”, disse Maria de Fátima, que para reunir os pequenos contou com a ajuda da auxiliar Eliane da Silva.

Histórias contadas pela coordenadora prenderam a atenção das crianças
Uma das histórias escolhidas foi a do “Macaco Danado”, de autoria de Julia Donaldson e Axel Sheffler. O livro narra a busca de um filhote de macaco por sua mãe. “Ele conta com a ajuda de uma borboleta, que tem dificuldade de entender que a mãe do macaco é parecida com ele”, conta a coordenadora.

Essa confusão acontece porque o filhote de borboleta (a lagarta) não se parece com a borboleta adulta. “Na história, o macaco vai dando as características de sua mãe, mas a borboleta sempre mostra a ele outros animais: a cobra que tem uma cauda elegante, a aranha que tem pernas compridas e o sapo que pula”.

A leitura prendeu a atenção das crianças, conseguindo mostrar que muitas vezes a descrição de parte de um todo pode remeter a outro todo completamente diferente. E de um dos animais imaginados foi que os pequenos puderam mostrar todo seu talento para as artes. Com embalagens de ovos, papel borracha e tinta, eles criaram uma centopeia.

A atividade agradou o garoto Nicolas Ramos, de 10 anos, que havia procurado a biblioteca na semana passada, com mais duas colegas. “A gente está de férias e ficar em casa direto é ruim. Como gosto de ler, chamei elas pra vir comigo”, disse se referindo às amigas Taciana de Medeiros e Laura Cruz, ambas com 10 anos. “E hoje foi bem legal porque teve desenho e pintura”, finalizou.

Durante a oficina, elas também mostraram seu talento para criação

Nenhum comentário:

Postar um comentário