sexta-feira, 2 de dezembro de 2011

Secretaria de Saúde prorroga Campanha de Vacinação Antirrábica

Imunização de cães e gatos seguirá até a próxima sexta-feira, dia 9
A Secretaria Municipal de Saúde prorrogou por mais uma semana a Campanha de Vacinação Antirrábica. Sendo assim, a imunização de cães e gatos contra a raiva seguirá até a próxima sexta-feira, dia 9, para garantir que as zonas urbana e rural de Pirambu sejam alcançadas. A meta do município é vacinar 1.072 animais caninos e 322 felinos.

Segundo João dos Reis, supervisor da equipe de agentes de endemias, com a prorrogação, um novo cronograma foi elaborado. Entre a segunda, dia 5, e a quinta-feira, dia 8, o trabalho se concentrará na zona rural, com a cobertura dos povoados Aguilhadas, Bebedouro, Marimbondo, Aningas, Lagoa Redonda, Alagamar, Santa Izabel, Água Boa e Baixa Grande.

“Já no último dia da campanha, montaremos um posto na praça em frente à Prefeitura de Pirambu, para vacinar os animais da sede da cidade”, informou João dos Reis. Neste dia, a vacina ficará disponível entre as 8h30 e as 14h. Até agora, o município imunizou 412 cães e 147 gatos, números que correspondem, respectivamente, a 38,43% e 45,65% da meta estabelecida.

A doença

A raiva é causada por um vírus (Rhabdovírus), que se multiplica e se propaga via nervos periféricos, até o sistema nervoso central, de onde passa para as glândulas salivares, nas quais também se multiplica. A forma mais comum de transmissão é através de contato com a saliva de animal raivoso, seja por mordeduras, lambeduras de mucosa ou arranhaduras.

Em áreas urbanas, o cão é o principal responsável pelas transmissões (quase 85% dos casos), seguido do gato. O período de incubação da doença no homem varia de duas a dez semanas (em média, 45 dias). Uma vez infectado, não há tratamento específico e a letalidade é de 100%. Por seu caráter incurável, a vacinação em cães e gatos é imprescindível.

Nenhum comentário:

Postar um comentário