quinta-feira, 8 de dezembro de 2011

Prefeito convoca Conferência sobre Transparência e Controle Social

José Nilton de Souza, prefeito de Pirambu / Foto: Elinaldo Sousa
O município de Pirambu não ficará de fora do processo de realização da 1ª Conferência sobre Transparência e Controle Social (Consocial), que vem sendo divulgada em todo o país. O prefeito José Nilton de Souza assinou o decreto de convocação no último dia 2, marcando para 18 de janeiro de 2012 a etapa municipal do evento, que tem como tema “A sociedade no acompanhamento e controle da gestão pública”.

Para José Nilton de Souza, as conferências são um importante instrumento de consolidação da democracia. “Nelas se estabelece o diálogo direto entre o poder público e a sociedade, que se faz presente através das entidades representativas”, disse o prefeito, acrescentando que em 2011 cumpriu o seu papel e promoveu uma série de conferências, dentre elas, as de Saúde, Assistência Social e dos Direitos da Criança e do Adolescente.

“A atual gestão de Pirambu valoriza a transparência e reconhece o direito do povo de criticar, opinar, discutir, propor, enfim, colaborar para a melhoria da administração pública municipal. Por este motivo, é que não poderíamos deixar de participar da Consocial e de colaborar para a primeira edição estadual e nacional do evento”, destacou o prefeito.

Os objetivos da conferência incluem debater e propor mecanismos de sensibilização e mobilização da sociedade em prol da participação no acompanhamento e controle da gestão pública, bem como estimular os órgãos e entidades públicas a implementar tais mecanismos de transparência e acesso a informações e dados públicos, fomentando o uso dessas informações e dados pela sociedade.

As propostas serão encaminhadas para a conferência estadual, que acontecerá em março do próximo ano. Durante a etapa municipal, também serão eleitos os delegados que representarão Pirambu na Consocial do Estado. A eleição contemplará representantes da sociedade civil, do poder público e dos conselhos de políticas públicas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário