quinta-feira, 2 de fevereiro de 2012

Professores de Pirambu conhecem propostas para unificação do ensino

Evento reúne cerca de 100 docentes de toda rede municipal
O município de Pirambu iniciou na última quarta-feira, 1º, a décima edição de seu Encontro Pedagógico, conseguindo reunir professores de toda rede municipal de ensino. Cerca de 100 docentes compareceram ao auditório da Câmara de Vereadores, dispostos a conhecer as propostas da Secretaria de Educação para a unificação do ensino com foco no desenvolvimento do aluno.

No primeiro dia do evento, os assuntos abordados destacaram a importância do pré-diagnóstico e do diagnóstico do aluno na sala de aula, a elaboração do currículo, as avaliações e a Educação Especial. A abordagem desses temas ficou por conta das professoras Cynthia Clark, da equipe de coordenação pedagógica da Educação, e Carmem Lúcia Pereira, secretária adjunta.

Antes, a secretária municipal de Educação, Veralúcia Santana, abriu oficialmente os trabalhos e marcou o seu discurso com palavras de incentivo aos professores presentes. “É preciso união para mudar o que não vem dando certo, melhorar a qualidade do ensino e valorizar a classe docente”, disse a secretária, acrescentando que o encontro proporciona o compartilhamento de idéias e práticas.

Veralúcia Menezes Santana, secretária municipal de Educação
As palestras e oficinas incluídas na programação precedem a execução do planejamento pedagógico para o ano letivo de 2012. “Esse planejamento será feito na sexta-feira [dia 3], último dia do encontro. Todas as discussões ocorridas antes desse momento servirão, justamente, para oferecer subsídios aos professores na hora de elaborar suas ações para o decorrer do ano”, destacou.

A palestra sobre a importância em diagnosticar o aluno, por exemplo, enfatizou a preocupação que o professor deve ter em conhecer o estudante antes de impor qualquer conteúdo para ele. “Não é uma tarefa fácil, mas faz a diferença no aprendizado, quando se consegue identificar o contexto no qual o aluno está inserido, adaptando os conteúdos para essa realidade”, defendeu Cynthia Clark.

No que se refere às avaliações, a coordenadora pedagógica destacou a necessidade de um olhar mais cuidadoso na hora de formular as provas e de corrigi-las. “É preciso valorizar o conhecimento não apenas de forma quantitativa, mas também qualitativa, o que leva em conta o potencial do aluno”, orientou a palestrante, acrescentando que o resultado das provas também serve para avaliar o professor, uma vez que reflete sua capacidade de ensinar.

Palestras e oficinas oferecem subsídios para a etapa de planejamento
Continuidade

Nesta quinta-feira, dia 2, na Câmara de Vereadores, haverá ainda duas palestras: “Proposta Pedagógica da Sala de Recursos”, a ser explanada pela secretária adjunta Carmem Pereira, e “Relações interpessoais”, que será conduzida pela psicóloga Débora Menezes Caiubi. Logo após, os participantes vão se dirigir para a Escola Municipal Mário Trindade Cruz, onde participarão de oficinas. No último dia do Encontro Pedagógico, os trabalhos também serão realizados no Mário Trindade.

Encontro segue até sexta-feira, dia 3, na Escola Mário Trindade

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