“O vereador nos apresentou o projeto e eu, como titular da pasta de Educação, levei a proposta para o prefeito José Nilton de Souza, que prontamente a aceitou, por reconhecer a importância do curso para a comunidade”, disse a secretária municipal de Educação, Veralúcia Menezes, acrescentando que o conhecimento sobre política e cidadania favorece uma maior participação das pessoas. “Elas passam a contribuir para o município com novas propostas”.
Oferecido pela Fundação Ulysses Guimarães em todo o país, o curso tem como objetivo qualificar o cidadão que deseje atuar onde mora como líder comunitário ou nos diversos segmentos do terceiro setor. A base dessa atuação é o controle social, previsto na Constituição Brasileira. “A importância do projeto está em despertar o senso crítico da população”, ressaltou Elias Junior, secretário executivo da fundação em Sergipe.
Atividades incluíram discussões em grupo e apresentação de trabalhos |
Através de uma videoconferência e do material didático recebido, os alunos tiveram a oportunidade de conhecer temas relacionados à política e cidadania, entre eles, o poder e suas formas; os desafios à democracia; a ordem social no Brasil; e os conselhos de representação cidadã. Ao final de cada apresentação, os temas eram discutidos juntamente com a mediadora do curso. Durante os dois dias de atividades, também houve discussões em grupo e apresentação de trabalhos.
Aqueles que participaram, reconheceram a importância do conhecimento adquirido, a exemplo do estudante Iago Luan Santos, 18 anos. “Fiquei sabendo do curso na escola e resolvi participar para aprender e melhor cobrar da administração do meu município”, disse o jovem. Todos os participantes receberão certificados em uma cerimônia marcada para as 19 horas do dia 24 de novembro, com a presença do presidente da fundação em Sergipe, Jorge Alberto.
Todos os participantes receberam material didático da fundação |
Nenhum comentário:
Postar um comentário