O pescador Luciano Cruz dos Santos (esquerda) recebe o certificado das mãos do presidente da associação dos povoados Aningas e Lagoa Redonda, Manoel Calambu |
A certificação é resultado do Programa Sergipano de Qualificação Profissional 'Novos Rumos', desenvolvido em parceria com o Ministério de Desenvolvimento Social e Combate à Fome. “Não é fácil conseguirmos recursos do Governo Federal e batermos as metas exigidas por ele. Com o Novos Rumos, essas metas estão sendo atingidas a contento, pois percebemos que estamos construindo um programa que tem trazido muitas oportunidades à população do estado”, ressaltou Eliane Aquino, secretária de Estado da Assistência Social.
O prefeito José Nilton, acompanhado da primeira-dama Maria Dolores e do secretário de Agricultura, Silveira Dantas |
Assinaturas
Além da entrega dos certificados desta primeira fase do projeto, ocorreram também as assinaturas dos termos de adesão ao 'Novos Rumos' de quatro prefeituras (Ilha das Flores, Pirambu, Santana do São Francisco e Telha), e assinaturas dos termos de compromisso com associações de cada cidade.
Eliane Aquino, secretária de Estado da Assistência Social, e o prefeito de Pirambu, José Nilton de Souza |
Etapas do programa
Além do curso de capacitação profissional, o programa contempla a implantação de criatórios de peixes nos municípios. Em Pirambu, esses criatórios serão implantados nas comunidades de Lagoa Redonda e Alagamar. Antes, os pescadores passarão por um treinamento prático para conhecer os equipamentos e saber manuseá-los. As 50 pessoas beneficiadas pelo projeto residem nos povoados Lagoa Redonda, Aningas, Alagamar e Santa Izabel.
Luciano Cruz dos Santos, 53 anos, é um dos beneficiários e não vê a hora de colocar em prática os conhecimentos adquiridos no curso. “Para que o projeto dê certo, vai depender muito da união do grupo, pois a união é que faz a força”, disse o pescador, que mora no povoado Aningas. Segundo ele, a expectativa é de que o grupo se desenvolva em torno de um único objetivo: unir forças e gerar renda para as suas famílias.
Pescadores beneficiados residem nos povoados Aningas, Lagoa Redonda, Alagamar e Santa Izabel |
Com informações da Seides
Nenhum comentário:
Postar um comentário