segunda-feira, 10 de setembro de 2012

Com prédio em condições melhores, escola Mário Trindade reinicia período letivo

Todas as salas ganharam revestimento, dentre outras melhorias 
As aulas da Escola Municipal Mário Trindade Cruz foram retomadas nesta segunda-feira, dia 10. A unidade estava com suas atividades suspensas desde maio deste ano, por conta das obras de reforma custeadas pela Prefeitura de Pirambu com recursos próprios. O investimento foi de R$ 278.363,07.

A entrega oficial do prédio reestruturado aconteceu no último sábado, dia 8, e foi feita pelo secretário municipal de Educação, Givaldo Rocha, e pelo diretor da escola, Josivaldo Cruz. Na solenidade, estiveram presentes pais de alunos, estudantes e professores, além de secretários e representantes do Poder Executivo.

A reforma custou aos cofres do município cerca de R$ 270 mil
“Toda a expectativa vivida ao longo desses meses, acompanhada da preocupação dos pais, hoje cede lugar à certeza de uma realidade que se tornou possível graças aos esforços do governo municipal e da equipe gestora da Secretaria de Educação”, destacou o secretário de Educação, Givaldo Rocha.

A importância do aspecto físico de uma unidade de ensino também foi destacada pelo diretor do Mário Trindade, Josivaldo Cruz. “A ambiência de um lugar é determinante para o aprendizado, e hoje a gente tem a oportunidade de entregar a maior escola municipal em condições melhores”.

Givaldo Rocha (à direita), secretário de Educação, e Josivaldo
Cruz (à esquerda), diretor da escola Mário Trindade
Entre as autoridades municipais que marcaram presença, estavam os secretários Antônio Góis (Administração), Álvaro Buery (Finanças e Planejamento), Carlos Alberto Mendonça (Governo) e o adjunto da Educação, Juraci Rabelo.

Período letivo

Segundo o diretor Josivaldo Cruz, na semana passada houve uma reunião pedagógica para discutir a retomada do período letivo. O encontro contou com a participação de cerca de 70% do corpo docente da escola e ficou definido que o calendário seguirá até fevereiro do próximo ano.

Reforma atende a uma demanda antiga da comunidade
“No entanto, há a possibilidade de terminarmos o ano letivo antes, o que vai depender de uma conversa que teremos com os pais dos alunos. A gente quer ver a possibilidade de ampliarmos os turnos, começando as aulas meia hora mais cedo”, informou o diretor da unidade de ensino, acrescentando que essa reunião com os pais deve acontecer ainda nesta semana.

sexta-feira, 7 de setembro de 2012

Pirambu tem programação esportiva e cultural para o fim de semana

A Prefeitura de Pirambu está com uma programação esportiva especial para este fim de semana. Neste sábado, dia 8, a partir das 8h, haverá campeonato de surf e torneio de futvôlei na praia da cidade, próximo ao Projeto Tamar.

O surf será uma das atrações do fim de semana em Pirambu
Já no domingo, dia 9, as atividades ocorrerão no Estádio Municipal de Futebol, com a realização do torneio de torcidas, também a partir das 8h. A competição vai envolver torcedores do Flamengo, Corinthians, São Paulo e Palmeiras.

A programação inclui ainda a realização do Luau do Nel, marcado para a noite do sábado, na praia de Pirambu, onde no turno da manhã vão acontecer o campeonato de surf e o torneio de futvôlei. O evento começará às 21h e terá como atração musical a banda Ukorre.

quarta-feira, 5 de setembro de 2012

Câncer infantil entra na pauta dos profissionais de saúde de Pirambu

Profissionais de saúde de Pirambu participaram na última terça-feira, dia 4, de uma palestra sobre o câncer infantil, promovida pela Associação dos Voluntários a Serviço da Oncologia em Sergipe (Avosos). O evento teve como público alvo todos aqueles que compõem a Rede de Atenção Básica do município: médicos, enfermeiros, técnicos e auxiliares de enfermagem, dentistas e agentes comunitários de saúde.

“Buscamos destacar a importância do diagnóstico precoce, que tem influência direta na taxa de sobrevida dos pacientes com câncer, sobretudo as crianças”, explicou a médica Daniela Amorim, oncologista infantil da Avosos. Segundo ela, o que faz a diferença na chance de cura é a rapidez do diagnóstico. “Quanto menos tempo entre o aparecimento da doença e o início do tratamento, mais êxito teremos”, reforçou.

Nesse contexto, destacou a médica, os profissionais da Rede de Atenção Básica são fundamentais. “É o médico de Saúde da Família, o agente comunitário de saúde, quem lida cotidianamente com a população de um município e estar atento aos sinais e sintomas que podem levar ao diagnóstico precoce do câncer é uma enorme contribuição para o correto encaminhamento dos casos suspeitos”, esclareceu Daniela Amorim.

Os tipos de câncer infantil mais comuns no Brasil são as leucemias agudas, os tumores do sistema nervoso central, linfomas, neuroblastoma (câncer do sistema simpático), câncer de tecidos moles, tumores no rim, câncer ósseo e retinoblastoma (câncer ocular). Os tratamentos adequados incluem cirurgia, quimioterapia e radioterapia.

Estão entre os sintomas mais comuns: palidez inexplicada; perda de peso sem motivo; manchas roxas ou sangramento pelo corpo sem machucados; surgimento de caroços em qualquer parte do corpo, principalmente na barriga; crescimento do olho, acompanhado ou não de manha roxa no local; dores nos ossos e nas juntas, com ou sem inchaços; febre prolongada de causa não identificada; e vômitos acompanhados de dor de cabeça, dificuldades na visão ou perda de equilíbrio.

Avosos

Fundada há 25 anos, a Avosos atua na assistência às crianças e adolescentes com câncer e doenças hematológicas crônicas, criando e articulando soluções em uma rede de ações, para contribuir de forma integral com a melhoria do tratamento e da qualidade de vida desses pacientes.

O trabalho é feito por voluntários e funcionários. Desde a sua fundação, o voluntariado é peça fundamental para o trabalho desenvolvido na entidade. Atualmente, são mais de 120 voluntários que se revezam diariamente na instituição, no Centro de Oncologia do Hospital de Urgência de Sergipe (Huse) e no Serviço de Onco-Hematologia Pediátrica (Sohep).