quinta-feira, 22 de novembro de 2012

Festa de emancipação política terá Trem de Pouso e Fogo na Saia

Foto: Divulgação
Para comemorar os 49 anos de emancipação política do município de Pirambu, a prefeitura realizará na próxima segunda-feira, dia 26, uma grande festa na praça de eventos da cidade. A partir das 19h, haverá shows com as bandas Forró das Primas, Na Net, Seeway, Trem de Pouso e Fogo na Saia.

Emancipação

Antigo povoado de Japaratuba, Pirambu teve a sua independência oficializada em 26 de novembro de 1963, com a sanção da Lei Estadual nº 1.234 pelo então governador de Sergipe, João de Seixas Dória. A emancipação resultou de um projeto apresentado pelo deputado estadual Nivaldo Santos.

A formação do povoado data do início do século XX com índios da região e depois com uma colônia de pescadores seminômades que se firmaram no local. Em 1912, foi construída uma igreja que ganhou a imagem de Nossa Senhora de Lourdes, tornando-se padroeira do povoado e, mais tarde, do município.

quarta-feira, 21 de novembro de 2012

Escola realiza atividades para lembrar o Dia da Consciência Negra

Até esta sexta-feira, dia 23, a Escola Municipal Mário Trindade Cruz, situada na sede de Pirambu, estará com uma programação especial para comemorar o Dia da Consciência Negra (20 de novembro). As atividades começaram na última segunda-feira, dia 19, com a realização de oficinas em sala de aula.

Na terça, dia 20, o professor de História, Agnaldo dos Santos Silva, dialogou com os estudantes, tratando de temas como o preconceito racial e a importância dos negros na formação do povo brasileiro e da cultura nacional. O dia contou ainda com o desfile temático "Menina bonita do laço de fita". Além dos alunos do Mário Trindade, participaram do evento estudantes do Colégio Estadual José Amaral Lemos.

Para esta quarta-feira, dia 21, a escola preparou uma oficina de beleza. Na ocasião, haverá a escolha da Beleza Negra do Mário Trindade e, em seguida, a apresentação de roda de capoeira. Na quinta, dia 22, a partir das 9h40, ocorrerá a Caminhada da Consciência.

No último dia, sexta-feira, a programação inclui a exposição das atividades desenvolvidas pelos alunos e professores e as apresentações da peça "Em busca da Paz", organizada pela professora Maria Paixão, e do grupo de dança coordenado pelo professor Edivaldo (Aêdo).

Todas as atividades integram o projeto pedagógico "Educação não tem cor", que está sendo realizado pela segunda vez para lembrar o Dia da Consciência Negra. A iniciativa atende ao disposto nas leis federais 10.639/03 e 11.645/08 - ambas tratam da inclusão da temática "História e Cultura Afro-Brasileira" no currículo oficial da Rede de Ensino -, além de fomentar o debate e a reflexão contra a permanência da ideologia racista em práticas cotidianas.

Consciência Negra

O Dia Nacional da Consciência Negra é uma homenagem à morte de Zumbi, líder do Quilombo dos Palmares. Localizado na Serra da Barriga, em Alagoas, o quilombo servia de refúgio para os escravos. O dia é mais uma forma de lembrar o sofrimento dos negros ao longo da história, desde a época da colonização do Brasil.

O dia da consciência negra é marcado pela luta contra o preconceito racial, contra a inferioridade da classe perante a sociedade. Além desses assuntos, enfatizam sobre o respeito enquanto pessoas humanas, além de discutir e trabalhar para conscientizar as pessoas da importância da raça negra e de sua cultura na formação do povo brasileiro e da cultura do nosso país.

terça-feira, 13 de novembro de 2012

Esta semana tem mais uma edição do Arena Jovem de Atletismo

Primeira edição do evento aconteceu em março deste ano
Com o patrocínio da Prefeitura de Pirambu, acontecerá neste sábado, dia 17, a 2ª edição do Arena Jovem de Atletismo. A iniciativa, que teve a sua primeira edição realizada em março deste ano, é de um grupo de ex-atletas amadores do município, que buscam incentivar a prática do esporte entre os mais jovens.

O evento está marcado para começar às 7h, na área próxima à pousada Pirambu Residence. O público alvo é formado por crianças e adolescentes, com idade até 15 anos. Estudantes de oito escolas públicas já confirmaram presença. Cinco dessas escolas estão localizadas em Aracaju, duas em Pirambu e uma em Japaratuba.

As provas envolverão as seguintes modalidades: salto em distância, salto em altura, lançamento de dardo, arremesso de peso, corrida 100 metros livres e revezamento 4x100m. Os vencedores serão premiados com troféus e medalhas.


quinta-feira, 8 de novembro de 2012

Brega Beach acontece a partir desta sexta-feira em Pirambu

Serão três noites de shows na praça de eventos da cidade
O fim de semana será de festa em Pirambu. A prefeitura promoverá mais uma edição do Brega Beach, evento que já virou tradição no município. Serão três dias de shows, marcados para acontecer a partir das 21 horas, na praça de eventos da cidade. Confira a programação:

Sexta-feira (dia 9)

- ADALVENON
- BORBA DE PAULA
- JOILSON
- VIOLA

Sábado (dia 10)

- THIAGUINHO DO ARROCHA
- BREGA LIGHT
- RAPHAEL E GABRIEL

Domingo (dia 11)

- GALÃ DO BREGA
- LEVY VIANA
- CARTAS DE TARÔ
- RAGA MANIA