quarta-feira, 24 de outubro de 2012

Abertas as inscrições para oficina de literatura de cordel em Pirambu

A Prefeitura de Pirambu está com inscrições abertas para a oficina de literatura de cordel, a ser ministrada pelo professor Agnaldo dos Santos Silva, mais conhecido como Agnaldo Cordelista. Os interessados devem se inscrever na Biblioteca Pública Municipal, unidade vinculada à Secretaria de Cultura e localizada na Praça de Eventos, nº 75, ao lado da pizzaria Altas Horas.

A oficina acontecerá no próprio espaço da biblioteca e a data de sua realização será definida conforme o fechamento das inscrições. As atividades terão a duração de uma semana e ocorrerão no turno da manhã. “Qualquer pessoa, de qualquer idade, poderá participar. O único requisito é saber ler e escrever”, informa a coordenadora da biblioteca municipal, Maria de Fátima Machado.

Literatura de cordel 

Também conhecida no Brasil como folheto, é um gênero literário popular escrito frequentemente na forma rimada, originado em relatos orais e depois impresso em folhetos. Remonta ao século XVI e mantém-se como uma forma literária popular no Brasil. O nome tem origem na maneira como tradicionalmente os folhetos eram expostos para a venda: pendurados em cordas, cordéis ou barbantes.
Com informações do site Wikipédia.

quarta-feira, 17 de outubro de 2012

Prefeitura dá início às aulas dos cursos de pintor e encanador

Cursos ofertados à população de Pirambu são mais um
resultado da parceria entre a prefeitura e o Senai
As aulas dos cursos de pintor e encanador instalador predial tiveram início esta semana, no espaço Artes e Ofícios. Os cursos foram trazidos a Pirambu pela prefeitura, através de uma parceria com o Senai (Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial), e representam mais uma oportunidade de qualificação profissional para a população interessada.

As atividades incluem a parte teórica e prática. Além disso, não se limitam ao aprendizado das técnicas de pintura ou instalação hidráulica. “Os alunos também aprendem sobre relações interpessoais, ética, saúde, meio ambiente e segurança, e ainda sobre como fazer o planejamento e o orçamento de uma obra”, afirmou o instrutor do Senai, Orlando Vieira.

No curso de encanador instalador são 25 alunos inscritos
Segundo ele, a duração de cada um dos dois cursos é diferente. “As aulas de pintor se estenderão até 16 de janeiro, já as de encanador, até 18 de fevereiro do próximo ano”, informou, acrescentando que, ao final, todos os participantes aprovados receberão o certificado de qualificação profissional emitido pelo Senai. Ao todo são 44 alunos, sendo 25 do curso de encanador instalador predial e 19 do curso de pintor.

Ao final, todos os participantes receberão certificados
Outras duas oportunidades de qualificação na área de construção civil – pedreiro e carpinteiro – devem ser concretizadas até dezembro, mas dependem do número de alunos inscritos. Os interessados devem procurar a Secretaria Municipal de Assistência Social e do Trabalho. É preciso ter mais de 18 anos de idade e ser alfabetizado. Para cada curso, são 30 vagas ofertadas.