terça-feira, 14 de agosto de 2012

Parceria garante a formação de profissionais de corte e costura

As aulas duraram cerca de dois meses e foram realizadas
no espaço Artes e Ofícios, da Prefeitura de Pirambu
A Prefeitura de Pirambu concluiu as aulas de mais um curso profissionalizante e, mais uma vez, concedeu aos moradores do município a chance de se qualificarem para o mercado de trabalho. O encerramento se refere ao curso de corte de costura, ofertado através da Secretaria Municipal de Assistência Social, em parceria com o Senac – Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial.

As aulas duraram cerca de dois meses, período em que as alunas aprenderam as etapas para a confecção de peças básicas de roupa. Ao todo, 24 mulheres concluíram o treinamento. Uma das participantes foi a moradora Rosimira Cardozo, de 39 anos, que, antes mesmo de concluir o curso, conseguiu estágio na Confecção do Projeto Tamar, localizada na sede de Pirambu.

Rosimira Cardozo participou do curso e conseguiu estágio
“Eu estava desempregada fazia dois meses, foi quando escutei o anúncio sobre as inscrições para o curso e me interessei. Hoje sou uma costureira qualificada com chances de ser efetivada no lugar onde consegui estágio”, comemora Rosimira, que antes trabalhava como empregada doméstica.

Segundo ela, os cursos trazidos a Pirambu pela prefeitura representam boas oportunidades na vida do cidadão, principalmente daqueles que não puderam ir muito longe nos estudos. “Quando fui me inscrever, uma das minhas preocupações foi quanto ao nível de escolaridade exigido. Só tenho até a 3ª série [do Ensino Fundamental] e, graças a Deus, isso não foi impedimento”, disse Rosimira.

Ao todo, 24 mulheres concluíram o curso de qualificação
De acordo com a secretária de Assistência Social, Carmélia Sobral, essa é uma das principais características dos cursos ofertados à população. “A atual gestão se preocupou em oferecer chances de qualificação profissional a quem está fora do mercado de trabalho por apresentar baixa escolaridade e por não ter formação específica em nenhuma área”, destacou.

quinta-feira, 9 de agosto de 2012

Lista com novos membros do Confundeb é encaminhada à Educação

Reunião para escolha dos representantes dos pais e alunos
O secretário municipal de Educação, Givaldo Rocha, já está com a relação dos novos membros escolhidos para a gestão 2012/2013 do Conselho Municipal do Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica (Confundeb). O próximo passo agora é encaminhar a lista à prefeitura para que o decreto de cada membro seja assinado pelo prefeito José Nilton de Souza.

Depois disso, todos os novos integrantes do Confundeb serão convocados pela Secretaria Municipal de Educação, para uma reunião que marcará o início dos trabalhos. O órgão tem como papel acompanhar a aplicação dos recursos do Fundeb no município e mantê-lo regular significa garantir a fiscalização desses recursos, além de dar transparência às contas públicas.

Onze membros titulares e 11 suplentes formam o conselho. Eles representam as seguintes categorias: estudantes, professores, pais de alunos, diretores de escolas, servidores técnicos administrativos, prefeitura, secretaria de educação, conselho tutelar e conselho municipal de educação. Eles são escolhidos para fazer parte do Confundeb por um período de dois anos.

Pais e alunos

A escolha dos representantes dos pais e alunos aconteceu na última quarta-feira, dia 8, em encontro realizado na Câmara Municipal de Vereadores. Na ocasião, Jean Carlos Santos, que representa o conselho tutelar no Confundeb, explicou como é formado o órgão, suas atribuições e funcionamento. “As reuniões acontecem ordinariamente uma vez por mês e é importante que os eleitos abracem a causa até o final do mandato”, destacou.

quinta-feira, 2 de agosto de 2012

Município inicia elaboração da Lei Orçamentária Anual 2013

Durante a audiência pública foi explicado como ocorre a
elaboração do orçamento municipal
Na última quarta-feira, dia 1º, o município de Pirambu reuniu representantes do Poder Executivo e da sociedade civil, para iniciar a elaboração do Projeto de Orçamentária Anual (LOA) 2013. O evento aconteceu na Câmara de Veradores e os membros do Legislativo também foram convidados.

"Esta é uma fase de extrema importância. Trata-se da fase de planejamento, que não pode prescindir da participação de todos que fazem o município, principalmente a população, pois ela é quem melhor sabe das necessidades de Pirambu", destacou Erivander Aquino, técnico da empresa que presta assessoria contábil à prefeitura.

Erivander Aquino, técnico da empresa que presta assessoria
contábil ao município de Pirambu
Apesar da divulgação através do carro de som em toda a cidade, poucos moradores compareceram à audiência pública. Ao público presente, Aquino explicou o processo de elaboração da LOA, que leva em conta o Plano Plurianual (PPA) e a Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO). "Eles estão interligados: o PPA planeja, a LDO orienta e a LOA reserva os recursos para execução das políticas públicas e programas de governo".

Juntamente com o Plano Plurianual e a Lei de Diretrizes Orçamentárias, a LOA é o principal instrumento de gestão de um governo, porque permite planejar os gastos com base no que se vai arrecadar durante o período de um ano. "Mas o orçamento não é livre. O gestor não pode gastar o quanto quiser onde quiser", ressaltou Aquino.

Apesar da divulgação, audiência teve poucos participantes
Segundo ele, nesse processo há limites a serem respeitados. O máximo que se pode gastar com o pagamento de pessoal, por exemplo, é 54%. Quanto aos recursos destinados à Educação e à Saúde, o mínimo é de 25% e 15%, respectivamente. Depois de elaborado, o projeto da LOA 2013 seguirá para aprovação na Câmara de Vereadores. O executivo tem até o dia 31 de agosto para enviá-lo. Já o Legislativo terá até o final do ano para apreciar o projeto.