sexta-feira, 27 de abril de 2012

Mais quatro equipes jogam pelo Campeonato Pirambuense de Futebol

Jogos de abertura tiveram como vencedores o Grêmio e o Trinta
A bola voltará a rolar no estádio municipal, neste sábado, dia 28. Mais quatro equipes entrarão em campo pelo Campeonato Pirambuense de Futebol, iniciado na semana passada. Os jogos estão marcados para as 13h30 e 15h30. No primeiro jogo, o confronto será entre o Santa Cruz e o Goiás. Em seguida, será a vez do CLB enfrentar o Guarany.

Na semana passada, os jogos de estréia tiveram como vencedores o Grêmio e o Trinta, que jogaram, respectivamente, contra o Futebol e Cerveja e o Esperança. O campeonato está sendo promovido pela Prefeitura de Pirambu, em parceria com a Liga Pirambuense de Desportos, pelo quarto ano consecutivo. A primeira fase segue até o dia 9 de junho.

Merendeiras da rede municipal de ensino participam de curso do SESI

Aulas acontecem na Escola Municipal Leonor Barreto Franco
As merendeiras da rede de ensino de Pirambu concluem nesta sexta-feira, dia 27, o curso do programa Cozinha Brasil, ofertado pelo SESI, através de uma parceria com a prefeitura. No treinamento, as participantes estão recebendo informações sobre os cuidados que devem ter com os alimentos, e também aprendendo a preparar receitas de forma inteligente e sem desperdício.

Segundo a nutricionista da Secretaria Municipal de Ensino, Elieneide Braga, os cardápios trabalhados apresentam alto valor nutritivo e baixo custo. “O que é uma combinação muito valiosa para a merenda servida nas escolas do município”, completou. As aulas, que incluem a parte teórica e prática, tiveram início na última quinta-feira, dia 26, na Escola Leonor Barreto Franco.

Os cardápios apresentam alto valor nutritivo e baixo custo
Uma das participantes é a merendeira Edeilda dos Santos, que há cinco anos trabalha na Escola Municipal Ester Ribeiro Dantas, localizada no povoado Lagoa Redonda. “Já participei de um curso como esse e sei que as informações passadas são muito úteis para o dia-a-dia da minha profissão”, destacou a merendeira.

Além dos profissionais que cuidam da merenda escolar nas unidades do município, participam do curso funcionários da prefeitura que trabalham com alimentação, a exemplo das cozinheiras da Secretaria Municipal de Assistência Social. O objetivo é formar multiplicadores da ideia de “comer bem e gastar pouco”.

A merendeira Edeilda dos Santos é uma das participantes

quarta-feira, 25 de abril de 2012

Início das obras do 'Mário Trindade' será definido na próxima semana

Evento na escola Mário Trindade foi marcado pela presença
de vários representantes do Poder Executivo municipal 
Com a assinatura da ordem de serviço para a reforma da Escola Municipal Mário Trindade Cruz, as obras já podem começar, mas a data de início das mesmas só será definida na próxima semana, quando a Secretaria de Educação de Pirambu voltará a reunir os pais de alunos da referida unidade. A ordem foi assinada pelo prefeito José Nilton de Souza, na manhã desta quarta-feira, dia 25.

“Na ocasião, também foram discutidas as alternativas viáveis para minimizar os transtornos da obra e não prejudicar o período letivo. No entanto, não se chegou a um consenso. Por isso, marcamos uma nova reunião com os pais, para a próxima segunda-feira [dia 30]”, relatou a secretária municipal de Educação, Veralúcia Menezes, acrescentando que será apresentada a eles a proposta discutida e aprovada pela maioria dos professores.

Pais e mães de alunos também compareceram em massa
“Se entregarmos toda a escola, para que o serviço aconteça de uma só vez, e não por etapas, a empresa contratada para execução da obra se comprometeu em finalizar a reforma no prazo de dois meses. Com base nesse compromisso, o corpo docente concordou em suspender as aulas por 60 dias e retornar em julho, abrindo mão do recesso sempre concedido nessa época. Agora, vamos ver se os pais aprovam essa alternativa”, explicou Veralúcia Menezes.

Assinatura da ordem

A solenidade de assinatura da ordem de serviço aconteceu na própria escola Mário Trindade, reunindo representantes do poder público, da empresa que ganhou a licitação para executar a obra (Construkard Empreendimentos), professores, funcionários, pais de alunos e o diretor da unidade, Josivaldo Rocha. “Satisfação é a palavra que define esse momento”, disse o prefeito abrindo o seu discurso na ocasião.

Assinatura da ordem de serviço, feita pelo prefeito Zé Nilton
Segundo ele, esse sentimento se justifica pelo fato de enfrentar em sua gestão problemas financeiros decorrentes dos sucessivos erros cometidos por gestores passados, e de hoje poder custear uma obra com recursos próprios, resultado do esforço em cortar despesas e economizar dinheiro público. “Poucos de vocês sabem dessas dificuldades, pois, desde que assumimos, nunca procuramos fazer alarde de miséria”, completou José Nilton.

De acordo com o prefeito, para se ter uma ideia de como a falta de zelo com o dinheiro público, verificada em gestões anteriores, comprometem o orçamento atual da prefeitura, só de dívidas ao INSS (Previdência Social) são R$ 87 mil por mês. “Juntam-se a elas as dívidas com fornecedores e com órgãos federais, que tivemos de quitar para recuperar certidões negativas, caso contrário, o município ficaria sem poder receber verbas da União”, acrescentou.

Rafael Marinho, secretário de Obras, garantiu que todos os
serviços serão acompanhados de perto por sua equipe
Demais escolas

A próxima escola a ter suas obras de reforma autorizadas é a do povoado Alagamar, que dentre as unidades localizadas na zona rural é a que apresenta a situação mais crítica. A licitação ocorrida no início deste ano contempla toda a rede municipal de ensino. A exceção é a escola do povoado Aningas, que deverá passar por um processo de reconstrução. Para tal obra, a prefeitura vem pleiteando recursos junto ao Ministério da Educação.

“Existe uma empresa responsável por essas obras, mas todas elas serão acompanhadas de perto pela Secretaria Municipal de Obras, para garantir a correta execução do serviço e a entrega no prazo estabelecido”, finalizou o titular da pasta, Rafael Marinho. Também participaram da solenidade a primeira-dama de Pirambu, Maria Dolores Marinho, e os secretários municipais Carlos Alberto Mendonça (Governo), Antônio Góis (Administração) e Álvaro Buery (Finanças e Planejamento).

terça-feira, 24 de abril de 2012

Programa Cozinha Brasil chega aos merendeiros da rede municipal

Os merendeiros de toda rede de ensino de Pirambu receberão um curso gratuito do SESI, através do programa Cozinha Brasil. O treinamento, que acontece nesta quinta e sexta-feira, dias 26 e 27, resulta de uma parceria com Prefeitura de Pirambu, por meio da Secretaria Municipal de Educação. O local do curso será a Escola de Educação Infantil Leonor Barreto Franco.

Devem participar da iniciativa todos os 23 profissionais que cuidam da merenda escolar nas unidades do município. Também foram abertas algumas vagas para funcionários da prefeitura que trabalham com alimentação, a exemplo das cozinheiras da Secretaria Municipal de Assistência Social. “Esse curso do SESI tem como objetivo a formação de multiplicadores, por isso achamos interessante estender o convite aos servidores de outras unidades da prefeitura”, justificou a nutricionista da rede municipal de ensino, Elieneide Braga.

Cozinha Brasil

O programa ensina a população a preparar os alimentos de forma inteligente e sem desperdício. A iniciativa, em andamento desde 2004, combina alimentos e temperos a um novo modo de preparo, de modo a introduzir na vida da comunidade cardápios com alto valor nutritivo e baixo custo. No curso são trabalhados os conceitos de comer bem e gastar pouco. Além de prefeituras, o Cozinha Brasil trabalha em parceria com empresas, escolas, associações, instituições religiosas e órgãos não governamentais.

segunda-feira, 23 de abril de 2012

Prefeito assinará ordens de serviço para reforma de escolas municipais

O prefeito de Pirambu, José Nilton de Souza, assinará nesta quarta-feira, dia 25, as ordens de serviço para a reforma de duas das dez unidades de ensino do município. A empresa contratada para executar o serviço começará as obras pelas escolas 15 de Novembro, localizada no povoado Alagamar, e Mário Trindade Cruz, que possui o maior número de alunos matriculados na rede municipal.

No mesmo dia da assinatura das ordens, haverá uma reunião no Mário Trindade para tratar do assunto com professores, funcionários e pais de alunos da unidade. A reunião está marcada para as 9h. “Na ocasião, será informada a data de início das obras e levantada a discussão sobre como vão ficar as aulas nesse período”, informou o prefeito de Pirambu.

Além das duas escolas citadas, passarão por reforma todas as outras unidades municipais de ensino, inclusive a creche. O financiamento dessas obras será feito com recursos próprios, exceto a escola do povoado Aningas, que deverá passar por um processo de reconstrução. Para tal obra, a prefeitura vem pleiteando recursos junto ao Ministério da Educação.

“Como resultado de nosso esforço em reduzir despesas e economizar dinheiro público, a prefeitura conseguiu reservar para a área da Educação os recursos necessários para a melhoria de sua infraestrutura. Temos cerca de R$ 620 mil disponíveis e investiremos todo esse dinheiro na reestruturação física da rede municipal de ensino”, concluiu José Nilton.

sábado, 21 de abril de 2012

Campeonato de Futebol começa com vitória do Grêmio e do Trinta

Placar entre o Grêmio e o Futebol e Cerveja foi de 2 x 0
O Campeonato Pirambuense de Futebol 2012 teve início na tarde deste sábado, dia 21, com quatro das nove equipes inscritas no evento. O Grêmio, que jogou contra o Futebol e Cerveja, saiu na frente conquistando os três pontos da vitória ao marcar 2 x 0. A segunda partida teve como vencedor o Trinta, que venceu o Esperança por 3 x 0.

A abertura da competição contou com a presença do prefeito José Nilton de Souza. O campeonato está sendo promovido pela Prefeitura de Pirambu, em parceria com a Liga Pirambuense de Desportos, pelo quarto ano consecutivo. A primeira fase desta edição segue até o dia 9 de junho. Entre os dias 16 e 30 de junho, ocorrerá a segunda fase.

Abertura contou com a presença do prefeito José Nilton
Já a grande final da competição está marcada para 7 de julho. Como nos campeonatos anteriores, todos os jogos acontecerão aos sábados, sempre no turno da tarde, no estádio municipal. Serão duas partidas a cada fim de semana. No próximo sábado, dia 28, o confronto será entre o Santa Cruz e o Goiás e entre o CLB e o Guarany.

Na final do evento, o time campeão, além do título, levará para casa um prêmio no valor de R$ 3 mil. Os segundo e terceiro lugares, bem como o artilheiro, também serão contemplados com uma premiação em dinheiro. Ao todo, nove times estão inscritos: CLB, Esperança, Futebol e Cerveja, Goiás, Grêmio, Guarany, Santa Cruz, Santos e Trinta. Todos eles já são veteranos da competição, exceto o CLB.

Estádio municipal é palco de jogos entre jovens de Pirambu

No masculino, o Águia de Ouro enfrentou o Guarani Junior
Crianças e adolescentes da sede de Pirambu e do povoado Alagamar movimentaram o Estádio Municipal de Futebol, na manhã deste sábado, dia 21. Os jogos envolveram a participação de quatro times, dois deles masculinos e dois femininos. O povoado Alagamar esteve representado pelo Águia de Ouro e Águia Dourada. Já a cidade de Pirambu, pelo Guarani Junior e o Esperança.

Na primeira partida, os garotos do Águia de Ouro empataram com o Guarani Junior. O placar foi de 4 x 4. No segundo jogo, o show ficou por conta das meninas do Esperança, que venceu o Águia Dourada por 3 x 0. Durante as duas partidas, o que não faltou foi torcida. Alguns jovens do município marcaram presença e se aglomeraram ao redor do campo para assistir aos jogos.

O prefeito Zé Nilton esteve no local e conversou com a garotada
O evento também foi prestigiado pelo prefeito José Nilton de Souza e pela primeira-dama Maria Dolores. Na ocasião, os jovens do povoado Alagamar agradeceram ao chefe do Executivo municipal pelo trabalho esportivo desenvolvido na comunidade, que vai desde a disponibilização de um instrutor ao custeio de despesas materiais, a exemplo de uniformes e chuteiras.

“Apesar das dificuldades financeiras do município, desde o início, o incentivo à prática de esportes esteve entre nossas prioridades. Por isso, sempre nos esforçamos para atender as demandas que nos chegam. O projeto de vocês é um exemplo”, afirmou o prefeito José Nilton, desejando aos jovens presentes um longo caminho de conquistas.

Gabriel Henrique, 15 anos, um dos talentos do futebol juvenil
Incentivo

Batizado de Jogos da Amizade, o evento teve como organizadores o instrutor Davi dos Santos e Sueli Xavier, madrinha das equipes de Alagamar. Segundo eles, a realização de eventos como esse ajuda a integrar a população infanto-juvenil do município, e serve também como um incentivo para aqueles que acreditam no esporte como uma promessa de futuro.

“O trabalho realizado pela prefeitura em Alagamar já tem dois anos e vem conseguindo ganhar força com o passar do tempo. Começamos com dez garotos, e hoje contamos com cerca de 120 pessoas, entre meninos e meninas”, informou Davi dos Santos, acrescentando que os treinos acontecem aos sábados e domingos, para não atrapalhar as atividades escolares.

As equipes femininas também fizeram bonito no evento
Um dos jovens que participa da equipe é o estudante Gabriel Henrique de Barros Rodrigues, de 15 anos. Gaúcho, o garoto se mudou para o município sergipano há um ano e se somou ao grupo de Alagamar. “Sempre gostei de jogar bola, mas só agora é que estou treinando certinho e tendo a chance de participar de uma equipe”, disse o adolescente.

Segundo informações do instrutor, a partir do próximo fim de semana, as atividades serão expandidas para outras três comunidades (Lagoa Redonda, Santa Izabel e Aguilhadas). No povoado Lagoa Redonda já existe, inclusive, a confirmação de cerca de 20 pessoas, que demonstraram interesse em montar uma equipe de atletas.

quinta-feira, 19 de abril de 2012

Evento esportivo reunirá jovens da sede e do povoado Alagamar


O estádio municipal de Pirambu estará movimentado neste sábado, dia 21, feriado de Tiradentes. Além da abertura do Campeonato Pirambuense de Futebol, o local será palco dos Jogos da Amizade, evento que conta com o apoio da prefeitura e que envolverá a participação de jovens da sede do município e do povoado Alagamar. As partidas estão marcadas para começar às 8 horas.

“O evento é uma espécie de intercâmbio. A ideia é promover uma troca de experiências e integrar os jovens do município”, informou Sueli Xavier, que é madrinha das equipes do povoado Alagamar (Águia de Ouro e Águia Dourada) e também responsável pela organização do evento, juntamente com Davi dos Santos, instrutor esportivo dos dois times.

quarta-feira, 18 de abril de 2012

Estão abertas as inscrições para curso gratuito de costura

O curso está previsto para começar no dia 28 de maio
A Prefeitura de Pirambu vai trazer para a população do município mais uma oportunidade profissionalizante. Trata-se do curso de costureiro, que será executado pelo Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac), como resultado de uma nova parceria com a prefeitura. As inscrições foram abertas nesta quarta-feira, dia 18, e seguem até o dia 30 de abril.

Os interessados devem se inscrever no site do Senac (www.se.senac.br/psg). Aqueles que não tiverem acesso à internet podem se dirigir ao Centro de Referência da Assistência Social (CRAS), localizado na Travessa 8 de Agosto, sede de Pirambu. É necessário apresentar a carteira de identidade (RG) ou a certidão de nascimento, o CPF e um comprovante de residência.

Qualquer pessoa com idade acima de 16 anos pode se inscrever. No total, há 40 vagas disponíveis. No caso de o número de inscritos ultrapassar a quantidade de vagas, haverá uma seleção, de responsabilidade do próprio Senac, que dispõe de critérios pré-estabelecidos para a escolha dos aprendizes. O curso está previsto para começar no dia 28 de maio e terá a duração de dois meses.

terça-feira, 17 de abril de 2012

Definida a quarta edição do Campeonato Pirambuense de Futebol

Os jogos acontecerão aos sábados no estádio municipal
A Prefeitura de Pirambu e a Liga Pirambuense de Desportos já definiram a tabela do Campeonato Municipal de Futebol, a ser realizado pelo quarto ano consecutivo. A primeira fase começa neste sábado, dia 21, e segue até o dia 9 de junho. Entre os dias 16 e 30 de junho, ocorrerá a segunda fase da competição. Já a grande final está marcada para o dia 7 de julho.

Como nos campeonatos anteriores, todos os jogos acontecerão aos sábados, sempre no turno da tarde, no estádio municipal. Serão duas partidas a cada fim de semana. Ao todo, nove times participarão do evento: CLB, Esperança, Futebol e Cerveja, Goiás, Grêmio, Guarany, Santa Cruz, Santos e Trinta. Todos eles já são veteranos da competição, exceto o CLB.

Nos dois primeiros jogos deste sábado, o confronto será entre o Grêmio e o Futebol e Cerveja (13h30) e entre o Trinta e o Esperança (15h30). Na final do campeonato, o time campeão, além do título, levará para casa um prêmio no valor de R$ 3 mil. Os segundo e terceiro lugares, bem como o jogador artilheiro, também serão contemplados com uma premiação em dinheiro.

quinta-feira, 12 de abril de 2012

Ação em Pirambu beneficia pacientes em tratamento contra o glaucoma

Em Pirambu, cerca de 100 pessoas está em tratamento contra
o glaucoma; a maioria desses pacientes é formada por idosos
A equipe do Instituto de Oftalmologia de Sergipe (IOSE) esteve na manhã desta quinta-feira, 12, na cidade de Pirambu, para mais uma ação do Programa de Assistência ao Portador de Glaucoma, que é uma iniciativa do Ministério da Saúde executada em parceria com as prefeituras, através de clínicas credenciadas ao Sistema Único de Saúde (SUS).

O município de Pirambu aderiu ao programa no ano passado, quando foram realizados três mutirões para identificar casos de glaucoma entre a população local. Cerca de 100 pessoas foi diagnosticada com a doença e passou a ter acesso ao tratamento, o qual inclui a entrega gratuita do colírio, medicação fundamental para estabilização e regressão do glaucoma.

Todos os pacientes foram submetidos a novos exames
Nessa quarta visita ao município, a equipe do IOSE se concentrou no trabalho de revisão dos casos diagnosticados durante as três ações anteriores. “O glaucoma é uma doença crônica, ou seja, não tem cura. O êxito do tratamento é o controle de sua evolução, por isso que o acompanhamento dos pacientes é fundamental”, destacou a oftalmologista Juliana Franca.

Assim como das outras vezes, a ação aconteceu na Clínica de Saúde da Família. Inicialmente, os pacientes passaram pela tonometria, exame que mede a pressão intraocular (PIO); depois pela fundoscopia, feita pela oftalmologista para saber como está a cavidade do olho; e, por fim, pela paquimetria, que mede a espessura da córnea com exatidão no resultado.

O atendimento também incluiu a entrega gratuita de colírios
Medicação gratuita

Todas as pessoas atendidas também tiveram acesso ao colírio numa quantidade suficiente para três meses. “No início do segundo semestre, estaremos aqui de novo para continuar acompanhando esses pacientes”, informou a médica, acrescentando que não adianta diagnosticar e recomendar o tratamento, sem oferecer o acompanhamento e a medicação.

“O acesso gratuito ao colírio é, aliás, um dos pontos fortes desse programa, pois muita gente deixa de tratar o glaucoma, por não ter condições de pagar pelo medicamento, que chega a custar mais de R$ 100”, destacou Juliana Franca.

A idosa centenária Maria Dolores estava entre os atendidos

A idosa Maria Dolores Nunes, de 106 anos, por exemplo, é uma dessas pessoas que estava sem usar o colírio, até sua inclusão no programa. “Ela já havia perdido parte da visão numa cirurgia e também tem problema de catarata. O glaucoma já é antigo, mas só agora é que o tratamento vem sendo feito certinho”, contou a filha da idosa centenária, Norma Nunes Santos.

Parceria

Para garantir a participação da população de Pirambu nesse programa, além de disponibilizar a Clínica de Saúde da Família como local de atendimento, a prefeitura envolveu os agentes comunitários de saúde na mobilização dos pacientes e viabilizou o transporte daqueles que moram nos povoados.

A equipe do IOSE retornará ao município daqui a três meses
“O programa tem como idealizador e financiador o governo federal, mas o município também dá sua parcela de contribuição, aderindo à ação e facilitando o trabalho da equipe do IOSE, responsável pela execução dos atendimentos”, finalizou a secretária de Saúde de Pirambu, Fernanda Sena, que está no cargo há uma semana, em substituição a Cláudio Ferreira, que reassumiu sua vaga na Câmara Municipal de Vereadores.

terça-feira, 10 de abril de 2012

Prefeitura convida agricultores para a Chamada Pública da merenda escolar

A mangaba é um dos produtos mais cultivados no município
 e está presente na relação dos alimentos da merenda escolar
Acontece nesta sexta-feira, dia 13, a Chamada Pública para aquisição de gêneros alimentícios da agricultura familiar e do empreendedor familiar rural, destinados à merenda escolar. O processo deveria ter ocorrido no dia 29 de março, mas a Prefeitura de Pirambu decidiu adiá-lo, porque somente um grupo de catadoras de mangaba compareceu ao Setor de Licitações para participar do evento.

A iniciativa segue a Lei nº 11.947/2009, que determina a utilização de, no mínimo, 30% dos recursos na compra de produtos da agricultura familiar. Os recursos citados são do Fundo Nacional do Desenvolvimento da Educação (FNDE), repassados ao Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE). Em Pirambu, já ocorreram duas chamadas públicas, nos anos de 2010 e 2011.

A relação dos produtos e de suas respectivas quantidades resulta de um levantamento feito pela nutricionista da rede municipal de ensino, a qual levou em conta os produtos cultivados na região. Entre os gêneros listados, encontram-se macaxeira, batata doce, abóbora, filé de camarão e de peixe, cenoura, banana, mamão, manga, milho verde e polpas de jenipapo e mangaba.

quarta-feira, 4 de abril de 2012

Neste sábado tem cavalgada no município de Pirambu

A tradicional Cavalgada da Amizade terá a sua 13ª edição realizada neste sábado, dia 7, no povoado Aguilhadas, em Pirambu. O evento, que conta com o patrocínio da prefeitura, está marcado para começar às 11h. A concentração será no Bar do Alto. Às 16h, os participantes seguem em direção à sede de Pirambu, onde haverá shows com bandas e trios de forró pé-de-serra. A festa ocorrerá na orla da cidade.