quarta-feira, 30 de novembro de 2011

Prefeitura dialoga com a comunidade de Aningas sobre a situação da escola

Governo municipal busca entrar em consenso com a população
Acompanhada de representantes do Ministério Público (MP) e do Sindicato dos Trabalhadores da Educação de Sergipe (Sintese), uma equipe da Prefeitura de Pirambu se deslocou na última terça-feira, 29, até o povoado Aningas para conversar com a comunidade sobre a situação da Escola Municipal João Francisco da Silva, cujo prédio encontra-se fechado desde o início do segundo semestre deste ano.

Segundo a engenheira da Secretaria Municipal de Obras, Urbanismo e Transporte, Fernanda Torquato, a interdição da unidade de ensino se deve aos problemas constatados em sua infraestrutura. “São problemas não só de ordem estrutural, mas também funcional. Além de deteriorada, a escola não foi projetada de modo a garantir condições mínimas de segurança para as crianças”, relatou.

Como medida emergencial, a Secretaria Municipal de Educação transferiu os quase cinquenta alunos matriculados em Aningas para a escola do povoado vizinho Lagoa Redonda. “A unidade é maior e consegue acolher todas as turmas dos dois povoados”, informou a secretária Veralúcia Santana, lembrando que não há transtornos de deslocamento, porque o município garante o transporte escolar dessas crianças.

A discussão atual, e motivo da reunião com a comunidade, gira em torno do futuro da Escola Municipal João Francisco da Silva, uma vez que a prefeitura avalia que a reforma de uma unidade, que comporta problemas como os apresentados pela escola de Aningas, demandaria gastos superiores aos de uma nova construção. “Essa conclusão foi tomada com base no relatório técnico solicitado pelo MP. Não se trata de uma opinião infundada”, ressaltou a engenheira.

A engenheira Fernanda Torquato esclareceu sobre as condições do prédio 
Possível caminho

A proposta apresentada pela equipe da prefeitura, e apoiada pelo Ministério Público, é unir, em definitivo, as atividades das duas escolas em um único povoado, no caso, Lagoa Redonda. “Como a experiência não vem gerando transtornos para as crianças, e considerando a situação da infraestrutura da unidade de Aningas, concordamos que é mais viável concentrar os olhares numa única escola”, disse a representante do MP, Lícia Andrade.

“Nosso objetivo é melhorar a qualidade de ensino e a gente acredita que essa tarefa ficará mais fácil com a junção da oferta, que vai contemplar igualmente as duas comunidades. Teremos, por exemplo, um número maior de alunos por série, o que permitirá a extinção de turmas multisseriadas, facilitando o trabalho do professor e aumentando o aprendizado do aluno”, destacou a secretária de Educação, Veralúcia Santana.

Os benefícios de se manter uma única escola também foram destacados pela vice-presidente do Sintese, Maria Barroso. “Não adianta investir numa unidade que não tem alunos suficientes para mantê-la. Infelizmente, a Política Nacional de Educação transformou o aluno em moeda, pois, baseado no número de estudantes, é que se determina o valor dos recursos para pagamento dos professores, alimentação e demais necessidades de uma escola”, informou.

Comunidade reivindica a manutenção da escola no povoado
Vontade popular

Mesmo entendendo as argumentações da prefeitura, reforçadas pelo MP e Sintese, a comunidade de Aningas se manifestou contra o fechamento definitivo da unidade de ensino. “Sabemos que a estrutura do prédio está condenada, mas não abriremos mão de nossa escola, que tem uma história e que não pode ser esquecida”, disse o morador Alexandre Ribeiro Santos.

Como o intuito da atual gestão de Pirambu é decidir o futuro da unidade em consenso, e não o de impor o que neste momento considera mais viável, a equipe presente se comprometeu em acatar a vontade popular, caso a comunidade ajude na mobilização por um número maior de crianças matriculadas. “Precisamos garantir que a escola tenha uma quantidade de alunos suficientes, que justifique a luta pela reconstrução do prédio”, frisou a secretária municipal de Educação.

Na oportunidade, Veralúcia Santana sugeriu a criação de uma comissão que represente a comunidade e acompanhe, de perto, a evolução dos diálogos até a solução do caso. “Pelo fato de o ano já está terminando, não podemos garantir que a reconstrução da unidade, caso seja liberada, comece ainda em 2011. A execução da obra inclui o levantamento de recursos e o cumprimento de trâmites burocráticos, a exemplo de licitação. Mas, se esta realmente for a opção mais acertada, nos empenharemos para que a obra saia em 2012”, garantiu.

A Prefeitura de Pirambu planeja reformar todas as escolas do município, inclusive já fez o diagnóstico das nove unidades para a produção dos orçamentos. Neste momento, a administração municipal trabalha para reunir toda a documentação necessária à abertura do processo licitatório. Segundo Fernanda Torquato, os recursos disponíveis, fruto do esforço da atual gestão em reduzir despesas, somam cerca de R$ 600 mil. “O problema de Aningas é que esse dinheiro não arca com os custos de uma nova construção, tendo em vista que há outras oito escolas para serem contempladas”, finalizou a engenheira.

terça-feira, 29 de novembro de 2011

Peti de Pirambu promove reunião com mães das crianças cadastradas


Reunião desta terça-feira aconteceu na própria sede do programa
 Mães do município de Pirambu, que possuem filhos no Programa de Erradicação do Trabalho Infantil (Peti), participaram nesta terça-feira, dia 29, de uma reunião, cujo objetivo foi esclarecer o funcionamento do Peti. Além da coordenação e da equipe de educadores do programa, o encontro contou com a presença de representantes do Centro de Referência da Assistência Social (CRAS), Conselho Tutelar, Ministério Público Estadual e Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente.

Segundo a coordenadora do Peti de Pirambu, Aldaci Quartezani, a reunião foi convocada para que as mães, ao entenderem o funcionamento do programa, reconheçam a importância de manter a frequência das crianças cadastradas. “Cumprimos uma função socioeducativa e queremos os pais e responsáveis como parceiros”, ressaltou Aldaci, acrescentando que o Peti do município tem hoje cerca de 130 cadastrados, com idade entre 6 e 15 anos.

“Antes, logo quando começou, o serviço se propunha a atender somente crianças e adolescentes em situação de risco relacionada ao trabalho infantil ou às drogas. Hoje, além desse público, trabalhamos com qualquer criança vinculada ao programa Bolsa Família, dentro da faixa etária estabelecida”, explicou a coordenadora. Segundo ela, as atividades acontecem de segunda a sexta-feira, nos dois turnos, e incluem recreação, música, capoeira e outras modalidades esportivas.

Mães puderam tirar dúvidas sobre o funcionamento do Peti
Trabalho infantil

Um dos problemas levantados durante a reunião foi a ausência de crianças registrada todas as sextas-feiras pela manhã, fato que, segundo o Conselho Tutelar, está relacionado à utilização de mão-de-obra infantil na feira livre da cidade. “Essa situação não foi constatada somente no Peti. Nas escolas do município, a gente também tem verificado que muita criança deixa de assistir aula para fazer frete com carrinho de mão na feira”, relatou o conselheiro Félix Alexandre.

Sobre o assunto, também falou o promotor de Justiça, Paulo José Francisco Alves Filho. “Não podemos aqui acusá-los de submeterem teus filhos a esse tipo de trabalho, mas são vocês os responsáveis legais e, portanto, serão vocês as pessoas chamadas para responder pelo problema”, advertiu as mães, acrescentando que, embora alguns pais considerem que esse tipo de trabalho não faz mal à criança, já que sempre trabalharam desde cedo, nenhum deles quer que seus filhos repitam sua trajetória de vida.

Para o promotor, é preciso que os pais entendam que o único caminho para uma melhoria de vida é o estudo. “Sabemos que, devido aos problemas na educação pública, muitas pessoas desacreditam na escola, mas esses problemas devem ser enfrentados. Os pais devem brigar pelo direito de seus filhos: o direito de ter uma educação de qualidade, para que futuramente eles se tornem profissionais capazes de ter e de dar uma condição de vida melhor para vocês”, finalizou o representante do Ministério Público.

Promotor de Justiça fez alerta sobre as responsabilidades dos pais
Bolsa Família

Na ocasião, a assistente social do CRAS, Mônica Teles, e o coordenador do Cadastramento Único (CadÚnico) no município, Márcio José Menezes, explicaram as recentes mudanças no programa Bolsa Família. Entre as novidades, está a expansão do benefício para mais dois membros da família com idade entre 0 e 15 anos. “Antes, embora o titular da família tivesse a obrigação de cadastrar todos os filhos, o benefício somente contemplava até três crianças. Agora, esse número subiu para cinco”, esclareceu Márcio Menezes.

A importância da atualização dos dados no CadÚnico também foi destacada. “Qualquer mudança deve ser informada, seja de endereço, escola. O Bolsa Família é um programa de transferência direta de renda, ou seja, não há repasse de verbas para o município, pois o dinheiro é depositado pelo governo federal na conta do responsável, e somente ele pode efetuar o saque. A nós, da prefeitura, cabe orientar, cadastrar e garantir que nenhuma família deixe de receber o benefício por problemas de âmbito municipal”, ressaltou Mônica Teles.

Informações sobre o Bolsa Família também entraram na pauta

sexta-feira, 25 de novembro de 2011

Copa Pirambuense de Futebol entra na fase semifinal

Portuguesa e Santos estão entre os semifinalistas / Foto: Bruno Santos
Passadas as rodadas da primeira fase, com a participação de dez times, a Copa Pirambuense de Futebol 2011 chega aos jogos da semifinal. As quatro equipes semifinalistas se enfrentam neste sábado, dia 26, no estádio municipal de Pirambu. Às 13h30, o Grêmio entra em campo contra o Santos, e, às 15h30, o Portuguesa joga contra o Goiás.

Essa segunda fase do campeonato se estenderá por mais dois sábados, até que todos os quatro semifinalistas joguem entre si. A partida final está marcada para o dia 17 de dezembro, às 15h, no estádio municipal, palco de todos os jogos do evento. O título será disputado entre o primeiro e segundo colocados da fase semifinal.

A Copa Pirambuense de Futebol começou no dia 18 de setembro e, desde então, vem realizando jogos todos os sábados. Além dos times semifinalistas, participaram da primeira fase da competição as equipes do Santa Cruz, Esperança, Lagoa Redonda, Guarany, Futebol & Cerveja e 30 de Cadé. O evento é resultado de uma parceria entre a prefeitura e a Liga Pirambuense de Desportos.

quinta-feira, 24 de novembro de 2011

Gestores e sociedade discutem direitos da criança e do adolescente

Evento aconteceu na Câmara sob a coordenação da prefeitura e do CMDCA
Os direitos da criança e do adolescente estiveram em pauta na última quarta-feira, dia 23, em Pirambu. O município realizou sua primeira conferência sobre o tema, conseguindo reunir representantes do poder público e de organizações não governamentais, membros do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA), conselheiros tutelares, vereadores e jovens adolescentes, entre outros públicos.

“Mobilizamos também um grupo de crianças para que participassem como observadores e, a partir daí, tenham noção de como a participação da sociedade civil é importante para a implantação e desenvolvimento de políticas públicas”, destacou Carmélia Sobral Carvalho, secretária de Assistência Social de Pirambu. O evento aconteceu na Câmara Municipal de Vereadores sob a coordenação da prefeitura e do CMDCA.

Adolescentes marcaram presença e colaboraram para as discussões
Durante a cerimônia de abertura, o destaque foi o coral “Vozes do Futuro”, formado por crianças do município assistidas pelo Programa de Erradicação do Trabalho Infantil (Peti). O grupo cantou e encantou os participantes da conferência. Logo em seguida, o conselheiro tutelar Jean Carlos Cruz fez uma explanação sobre o Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA), legislação que guia o trabalho dos conselhos tutelares de todo o país.

“Costumo dizer que o conselho é o trem e o ECA os trilhos, e que, como qualquer locomotiva, não podemos andar fora da linha”, brincou Jean Carlos. Segundo ele, a atuação do órgão consiste em fazer valer os direitos estabelecidos pela lei federal 8.069/90, que dispõe sobre o estatuto. “Entramos em cena quando identificamos que há desvio entre a realidade de uma criança ou adolescente do município e as normas do ECA”, reforçou.

O Conselho Tutelar de Pirambu conta com cinco conselheiros. “Juntamente com o Ministério Público, a Educação, a Saúde, o CRAS [Centro de Referência da Assistência Social], a Segurança Pública e a família, formamos uma grande rede de defesa dos direitos do público infanto-juvenil”, ressaltou Jean Carlos, acrescentando que a instituição a ser acionada depende de cada caso, já que a violação de direitos pode ocorrer sob diferentes aspectos.

Cinco eixos temáticos nortearam os trabalhos em grupo
Discussões

Antes da formação dos grupos para a discussão de propostas, a psicóloga da equipe do CRAS de Pirambu, Renildes Costa, explicou cada um dos cinco eixos temáticos que conduziram a conferência: promoção dos direitos da criança e do adolescente; proteção e defesa dos direitos; protagonismo e participação de crianças e adolescentes; controle social e efetivação dos direitos; e gestão da Política Nacional dos Direitos Humanos de Crianças e Adolescentes.

Os participantes, então, se dividiram em cinco grupos para, a partir de cada eixo temático, identificar as necessidades do município. “A conferência representa um momento democrático, no qual a participação da comunidade é imprescindível para a tomada de decisões relacionadas aos seus próprios interesses”, destacou a presidente do CMDCA, Elânia Ferreira. Após os trabalhos em grupo, as propostas decorrentes das discussões foram apresentadas e submetidas à aprovação.

O encerramento ocorreu com a eleição dos 21 delegados que representarão Pirambu na conferência estadual. Do total de eleitos, quatro são conselheiros do CMDCA; dois conselheiros tutelares; um representa órgãos municipais de Políticas de Atendimento de Crianças e Adolescentes; seis são adolescentes; um vereador; três representam conselhos de educação, saúde e assistência social; um é profissional de saúde; um representa as entidades civis; um é profissional de educação; e o último, profissional de assistência social.

Carmélia Sobral Carvalho, secretária municipal de Assistência Social

quarta-feira, 23 de novembro de 2011

Emancipação política será comemorada com festa na orla da cidade

Antigo povoado de Japaratuba, Pirambu conquistou sua independência em 1963
O município de Pirambu vai comemorar neste sábado, dia 26, 48 anos de emancipação política. Para festejar a data, a prefeitura promoverá na orla da cidade shows com as bandas Swing Bamba, Seeway e Musical Colibri. As apresentações começam a partir das 21 horas.

Antigo povoado de Japaratuba, Pirambu teve a sua independência oficializada em 26 de novembro de 1963, com a sanção da Lei Estadual nº 1.234 pelo então governador de Sergipe, João de Seixas Dória. A emancipação resultou de um projeto apresentado pelo deputado estadual Nivaldo Santos.

A formação do povoado data do início do século XX com índios da região e depois com uma colônia de pescadores seminômades que se firmaram no local. Em 1912, foi construída uma igreja que ganhou a imagem de Nossa Senhora de Lourdes, tornando-se padroeira do povoado e, mais tarde, do município.

terça-feira, 22 de novembro de 2011

Pirambu realiza mais uma etapa de formação do programa Escola Ativa

Encontro desta terça representou a 4ª e 5ª etapa da capacitação
Professores de cinco escolas da zona rural de Pirambu participam nesta terça-feira, dia 22, de mais um encontro do programa Escola Ativa. Trata-se da quarta e quinta formação, voltada para os docentes que trabalham com turmas multisseriadas. O evento, que acontece na Câmara de Vereadores, se estenderá até o turno da tarde, com uma programação que inclui palestras e oficinas.

A abertura do encontro foi feita pela secretária municipal de Educação, Veralúcia Santana, que destacou o esforço da atual gestão de Pirambu para melhorar a qualidade do ensino através da capacitação de professores. “Cursos como esse representam a oportunidade de não só absorver o conhecimento que está sendo passado, como também de refletir, discutir e propor ações”.

O programa vem sendo executado no município desde o início de 2011 e envolve unidades de ensino dos povoados Marimbondo, Aningas, Lagoa Redonda, Baixa Grande e Santa Izabel. “Ao todo, estamos capacitando dez professores, que numa única turma trabalham mais de uma série”, informou Eliane Santos Vieira, professora multiplicadora do programa em Pirambu.

No período da manhã, houve palestra com o tema “Organização do Currículo por Projeto de Trabalho”, ministrada por Cláudia Viana, da Secretaria de Estado da Educação. Em seguida, ela coordenou a oficina “Planejamento da Prática Pedagógica por Projetos de Trabalho”. Para a tarde, a partir das 14h, estão programadas mais duas palestras: “A Agroecologia e Desenvolvimento Sustentável” e “Entendendo a Educação Especial”.
A secretária de Educação destacou a importância da qualificação 
Escola Ativa

Elaborado pelo Ministério da Educação (MEC) e executado pelos municípios, o programa Escola Ativa busca melhorar a qualidade do desempenho escolar em classes multisseriadas das escolas do campo. Trata-se de uma estratégia metodológica criada para combater a reprovação e o abandono da sala de aula pelos alunos das escolas rurais das regiões Norte, Nordeste e Centro-Oeste.

Entre as principais ações do programa, estão a capacitação de professores e a implantação de recursos pedagógicos que estimulem a construção do conhecimento do aluno. Esses recursos vão desde a auto-aprendizagem e o trabalho em grupo, até o ensino por meio de módulos e livros didáticos especiais.

Dez docentes da zona rural de Pirambu vêm participando do programa 

Conferência Municipal da Criança e do Adolescente será nesta quarta

Representantes do poder público e da sociedade civil de Pirambu se reunirão nesta quarta-feira, dia 23, para participar da I Conferência Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente. O evento tem como objetivo geral mobilizar a população para a implementação da Política Nacional e do Plano Decenal dos Direitos Humanos da Criança e do Adolescente. A abertura acontecerá às 8h30, na Câmara de Vereadores, e os trabalhos se estenderão até as 13h.

Antes dos debates, haverá a apresentação do coral “Vozes do Futuro”, formado por integrantes do Programa de Erradicação do Trabalho Infantil (Peti). A primeira palestra – “Mobilizando, Implementando e Monitorando a Política e o Plano Decenal de Direitos Humanos de Crianças e Adolescentes” – está marcada para as 10h. A abordagem do tema será feita pelo conselheiro tutelar Jean Carlos Cruz e pela psicóloga do CRAS de Pirambu, Renildes Costa.

Segundo a secretária municipal de Assistência Social, Carmélia Sobral Carvalho, os trabalhos em grupo serão conduzidos sob a ótica de cinco eixos temáticos: promoção dos direitos da criança e do adolescente; proteção e defesa dos direitos; protagonismo e participação de crianças e adolescentes; controle social e efetivação dos direitos; e gestão da Política Nacional dos Direitos Humanos de Crianças e Adolesecentes.

“A previsão é de que os trabalhos em grupo sejam encerrados às 11h10, para que em seguida aconteçam a apresentação e a aprovação das propostas”, informou a secretária, acrescentando que o encerramento se dará com a eleição dos delegados que irão representar Pirambu na etapa estadual da conferência. Além da prefeitura, a organização do evento envolve a participação do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente.

Conferência livre

Na semana passada, o município de Pirambu mobilizou e articulou adolescentes numa conferência livre, para instruí-los sobre o Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA) e, entre eles, eleger os delegados que representarão a categoria no evento desta quarta-feira. “Promovemos essa etapa para garantir um envolvimento maior e a participação efetiva do público infanto-juvenil no cenário das decisões do município”, explicou Carmélia Sobral.

Um total de seis delegados foram eleitos. Para a realização da conferência livre, a Secretaria Municipal de Assistência Social contou com o apoio da equipe técnica do CRAS e da coordenação do ProJovem Adolescente, além do Conselho Tutelar e do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente.

Seis delegados foram eleitos durante a conferência livre no CRAS

sexta-feira, 18 de novembro de 2011

Município inicia Campanha Nacional de Vacinação Antirrábica

Meta é alcançar no município 1.072 cães e 322 gatos
O município de Pirambu começou a imunizar cães e gatos contra a raiva nesta-sexta-feira, dia 17. Segundo informações da Secretaria Municipal de Saúde, a Campanha de Vacinação Antirrábica seguirá até o dia 1º de dezembro, devendo alcançar toda a zona urbana e rural. Até o último dia da campanha, a meta é imunizar 1.072 animais caninos e 322 felinos.

Neste primeiro dia, a vacinação aconteceu na sede da cidade. Na próxima semana, o trabalho se concentrará nos povoados Alagamar (dia 21), Santa Izabel e Água Boa (dia 22), Lagoa Redonda (dia 23), Aningas (dia 24), Marimbondo e Bebedouro (dia 25). Já entre os dias 28 de novembro e 1º de dezembro, a equipe se deslocará para os povoados Aguilhadas, Baixa Grande e Caatinguinha.

“Em alguns desses povoados, por conta da distância das casas, nós iremos percorrer a localidade de porta em porta para garantir a imunização dos animais”, informou João dos Reis, supervisor da equipe de agentes de endemias. Segundo ele, dentro da programação, também há um dia reservado para as visitas em sítios, chácaras e demais propriedades rurais de todo município.

No 1º dia de campanha, posto foi montado em frente à prefeitura
A doença

A raiva é causada por um vírus (Rhabdovírus), que se multiplica e se propaga via nervos periféricos, até o sistema nervoso central, de onde passa para as glândulas salivares, nas quais também se multiplica. A forma mais comum de transmissão é através de contato com a saliva de animal raivoso, seja por mordeduras, lambeduras de mucosa ou arranhaduras.

Em áreas urbanas, o cão é o principal responsável pelas transmissões (quase 85% dos casos), seguido do gato. O período de incubação da doença no homem varia de duas a dez semanas (em média, 45 dias). Uma vez infectado, não há tratamento específico e a letalidade é de 100%. Por seu caráter incurável, a vacinação em cães e gatos é imprescindível.

Maior unidade municipal de ensino de Pirambu comemora 32 anos

Participaram da Caminhada Ecológica cerca de 400 alunos
A Escola Municipal Mário Trindade Cruz completou na última quinta-feira, dia 17, 32 anos de contribuição à sociedade de Pirambu. Com cerca de mil alunos matriculados, a unidade de ensino é a maior do município. As comemorações se estenderam até o turno da noite, com o culto ecumênico e homenagens aos que colaboraram para o desenvolvimento da escola.

quinta-feira, 17 de novembro de 2011

21ª edição do Culturarte começa nesta sexta-feira em Pirambu

Grupo folclórico Reisado de Marimbondo / Foto: Wellington Barreto
A relação entre cultura e meio ambiente vai estar em destaque neste fim de semana, no litoral norte de Sergipe. Desta sexta-feira, dia 18, até o domingo, dia 20, o município de Pirambu, localizado a cerca de 30 quilômetros da capital, será palco de mais uma edição do Encontro de Cultura e Arte (Culturarte). Trata-se do 21º ano de realização do evento que tem à frente o Projeto Tamar e a comunidade do município, e que conta com o patrocínio da Petrobras e da Prefeitura de Pirambu.

As atividades começarão logo mais, às 8h30, com a soltura de filhotes de tartaruga, em frente ao bar Tubarão da Praia. Em seguida, às 9h, no Clubinho da Tartaruga, acontece o seminário “Tamar: 30 anos de histórias em Pirambu”. A abertura será feita pelo pirambuense Fábio Lira, que é biólogo e executor da Base de Pesquisa do Abaís. A palestra seguinte será feita pela cantora e compositora Antônia Amorosa, que falará sobre “Identidade Cultural Sergipana”.

Ainda no Clubinho da Tartaruga, a programação segue à tarde, às 14h, com oficinas de materiais recicláveis, tie-dye e fuxico. Já à noite, a partir das 19h, no Largo do Culturarte, acontecem as apresentações de dança e shows musicais com os grupos Meninas Dance, Irmãos de Rua, R-Company, Família no Stylo, D-Brows, Soyan, Fixação do Sucesso, Impacto Profundo, Kebinho e Banda Ukorre. A grande maioria desses grupos é do município de Pirambu.

No sábado, dia 19, o destaque ficará por conta dos grupos folclóricos, que irão fazer um cortejo na cidade, tendo como homenageado o grupo Ogia. Estarão presentes o Lariô, a Quadrilha e a Capoeira das Tartarugas, o Ilariô de Pirambu e o Reisado de Marimbondo. Grupos de outras localidades também foram convidados –Batucada (Abaís/Estância), Maculelê e Cacumbi (Japaratuba). A concentração será a partir das 14h, em frente à Igreja Matriz.

Por fim, no domingo, a 21ª edição do Culturarte será encerrada com o batizado e entrega de cordões do grupo de capoeira “Unidos nas Tartarugas”. O evento está marcado para as 10h, no Clubinho da Tartaruga.

XXI Culturarte homenageará o grupo Ogia / Foto: Tribuna da Praia
Histórico

A primeira edição do Encontro de Cultura e Arte de Pirambu foi realizada entre os dias 25 e 27 de janeiro de 1991. No projeto apresentado por seus idealizadores, no início de janeiro daquele ano, ficou estabelecido como objetivo central do encontro a obtenção de um maior intercâmbio e conhecimento da comunidade de Pirambu com sua cultura e arte.

A justificativa encontrada era que ”por ser área primordial para execução de um trabalho de educação ambiental”, Pirambu carecia de uma ação cultural e artística mais eficiente e, portanto, demandava uma maior intensificação em movimentos voltados para a cultura e arte. A primeira edição reuniu cerca de 150 artistas, entre músicos, poetas e artesãos.

Com informações do site http://www.tribunadapraiaonline.com

Coral do Peti se apresenta em evento cultural e artístico do Estado

O município de Pirambu marcou presença no I Encontro Cultural e Artístico do Programa de Erradicação do Trabalho Infantil (Peti), promovido pela Secretaria de Estado da Inclusão, Assistência e do Desenvolvimento Social (Seides). O evento começou na última quarta-feira, dia 16, e segue até esta sexta, dia 18, no Ginásio Constâncio Vieira, em Aracaju.

Integrantes do coral “Vozes do Futuro”, 22 crianças e adolescentes, com idade entre 9 e 15 anos, representaram Pirambu na modalidade musical. “O grupo foi formado há pouco tempo, no segundo semestre deste ano, e ficamos muito felizes em dar visibilidade ao município em um evento estadual”, informou a coordenadora do Peti do município, Aldaci Quartezani.

quarta-feira, 16 de novembro de 2011

Povoado Santa Izabel celebra padroeira que dá nome à comunidade


A comunidade do povoado Santa Izabel, em Pirambu, está em festa. Desde o dia 10 deste mês, a padroeira que dá nome ao local vem sendo celebrada. A programação religiosa segue até o sábado, dia 19, com as novenas que começam a partir das 19 horas. O encerramento será marcado com uma procissão, marcada para às 16 horas. Em seguida, haverá missa com cerimônias de batizado e 1ª comunhão.

A programação festiva ocorrerá entre os dias 18 e 20 de novembro. Na sexta-feira, às 22 horas, será realizado o 1º Saratuk “Bel fest”. Já no sábado, a partir das 21 horas, haverá shows com as bandas JL Musical, Fascinação do Arrocha e Selminho & Banda. Para encerrar o evento, no domingo, a partir das 11 horas, no Bar do Cal, tem manhã de sol com o cantor Dino & Banda.

A festa da padroeira de Santa Izabel conta com o apoio da Prefeitura de Pirambu e tem como organizadores a comunidade católica local.

Pirambu recebe curso para formação de agentes de cidadania

Evento reuniu aproximadamente 90 pessoas no auditório da Câmara
Jovens do município de Pirambu participaram, no último fim de semana, do curso de formação de agentes comunitários de cidadania. A capacitação, patrocinada pela Fundação Ulysses Guimarães, reuniu aproximadamente 90 pessoas no auditório da Câmara de Vereadores. A realização do evento no município resultou de uma parceria entre a Prefeitura de Pirambu, através da Secretaria de Educação, e o vereador Sandro José dos Santos.

“O vereador nos apresentou o projeto e eu, como titular da pasta de Educação, levei a proposta para o prefeito José Nilton de Souza, que prontamente a aceitou, por reconhecer a importância do curso para a comunidade”, disse a secretária municipal de Educação, Veralúcia Menezes, acrescentando que o conhecimento sobre política e cidadania favorece uma maior participação das pessoas. “Elas passam a contribuir para o município com novas propostas”.

Oferecido pela Fundação Ulysses Guimarães em todo o país, o curso tem como objetivo qualificar o cidadão que deseje atuar onde mora como líder comunitário ou nos diversos segmentos do terceiro setor. A base dessa atuação é o controle social, previsto na Constituição Brasileira. “A importância do projeto está em despertar o senso crítico da população”, ressaltou Elias Junior, secretário executivo da fundação em Sergipe.
Atividades incluíram discussões em grupo e apresentação de trabalhos 
Metodologia

Através de uma videoconferência e do material didático recebido, os alunos tiveram a oportunidade de conhecer temas relacionados à política e cidadania, entre eles, o poder e suas formas; os desafios à democracia; a ordem social no Brasil; e os conselhos de representação cidadã. Ao final de cada apresentação, os temas eram discutidos juntamente com a mediadora do curso. Durante os dois dias de atividades, também houve discussões em grupo e apresentação de trabalhos.

Aqueles que participaram, reconheceram a importância do conhecimento adquirido, a exemplo do estudante Iago Luan Santos, 18 anos. “Fiquei sabendo do curso na escola e resolvi participar para aprender e melhor cobrar da administração do meu município”, disse o jovem. Todos os participantes receberão certificados em uma cerimônia marcada para as 19 horas do dia 24 de novembro, com a presença do presidente da fundação em Sergipe, Jorge Alberto.

Todos os participantes receberam material didático da fundação

sexta-feira, 11 de novembro de 2011

Saúde usa informação para prevenir Hepatite A no povoado Aguilhadas

Educação agiu como parceira mobilizando os pais de alunos
A informação é, sem dúvida, uma grande aliada na prevenção de doenças. Ciente disso, a Prefeitura de Pirambu tem valorizado ações que foquem na orientação das pessoas, como forma de reduzir as chances de contrair doenças que podem ser prevenidas com cuidados simples. É o caso da hepatite A, que na última quarta-feira, dia 9, foi tema de palestra no povoado Aguilhadas.

“Já faz parte das nossas atividades, enquanto equipe do PSF [Programa de Saúde da Família], esse trabalho de educação. Os temas são definidos a partir da necessidade da população”, informou o técnico de enfermagem, Clédio Ferreira, que ministrou a palestra na Escola Municipal Laudelina Moura Ferreira, juntamente com o médico de uma das equipes de PSF de Pirambu, Milton Melo.

Equipe de saúde orientou sobre como prevenir e tratar a Hepatite A
Dessa vez, o convite partiu do vereador Ivan Dórea, que solicitou a presença dos profissionais na comunidade de Aguilhadas, devido à suspeita de casos de hepatite A. Segundo ele, no povoado, apesar de existir o abastecimento da Deso, os moradores fazem uso da água de poços artesianos, sem ter a certeza de que aquela água é realmente própria para consumo.

Além da Saúde, a iniciativa contou com a parceria da Secretaria Municipal de Educação, que disponibilizou a escola local para a realização da palestra e mobilizou os pais dos alunos. “Conseguimos reunir uma quantidade razoável de pessoas, principalmente mães de família. Esperamos agora que elas sejam multiplicadoras de informação”, disse a secretária municipal de Educação, Veralúcia Menezes.

Mães de família formaram a grande maioria do público participante 
Hepatite A

Trata-se de uma doença infecciosa aguda, cuja transmissão ocorre por alimentos mal-preparados e água contaminada por fezes contendo o vírus (transmissão fecal-oral). Geralmente, acomete a população infantil, mas é transmitida também através do sexo oral e anal. Entre os sintomas mais comuns, estão a febre, dor abdominal, náuseas e diarréia que se mantém por cerca de um mês.

“Os pacientes com hepatite A também desenvolvem a icterícia, que é a pele e os olhos com aspecto amarelado, devido à disfunção do fígado”, alertou o médico Milton Melo, acrescentando que as pessoas devem estar atentas a todos esses sintomas, que podem ser confundidos com outras doenças, e procurar a unidade de saúde, para que a suspeita seja confirmada e o tratamento iniciado.

quinta-feira, 10 de novembro de 2011

População de Pirambu se une em passeata por mais segurança e paz

Moradores de Pirambu decidiram se juntar para pedir por mais segurança no município, que fica a 29 quilômetros da capital. Na manhã desta quinta-feira, 10, eles realizaram uma passeata para chamar a atenção das autoridades públicas, em especial, das polícias militar e civil. A manifestação contou com o apoio da Prefeitura de Pirambu, que se engajou na organização do evento.

O evento teve como motivação o registro de casos de violência
“O cenário de tranquilidade que sempre marcou Pirambu tem se modificado e nós da comunidade não podemos deixar que isso aconteça. Por causa dos recentes casos de violência, as pessoas estão com medo de sair à noite na rua, os estudantes do período noturno vão pra casa às pressas e isso não está certo”, desabafou a diretora do Colégio Estadual Amaral Lemos, Tereza Cariri.

A professora se refere aos seguidos registros de três tentativas de homicídio e de um assassinato em menos de quinze dias. Em uma dessas tentativas, uma pessoa foi baleada por engano. Com base no que foi apurado pela polícia, essas ocorrências têm ligação com o tráfico de drogas. “Esse é um outro problema que nos preocupa”, completou Tereza Cariri.

Passeata mobilizou a comunidade residente na sede de Pirambu
A passeata envolveu estudantes, integrantes do ProJovem, representantes da Igreja Católica, da prefeitura, comerciantes locais e moradores em geral, a exemplo de José Alberto Henrique da Silva, 51 anos. “Aprovo a iniciativa, por isso fiz questão de me somar a essa causa que é de todos”, disse. O percurso incluiu paradas em frente à delegacia local, à sede da prefeitura e ao fórum da cidade.

Na ocasião, também foram colhidas assinaturas dos moradores. “Elaboramos um documento, denominado Carta Aberta da Comunidade de Pirambu, e vamos entregá-lo, juntamente com as assinaturas, às autoridades da delegacia, do fórum, da câmara de vereadores e da prefeitura”, informou Tereza Cariri. Dentre os pontos abordados na carta, encontram-se o baixo efetivo da polícia militar nas ruas e a falta de policiais civis para investigar crimes.

José Alberto dos Santos colaborou assinando a Carta Aberta

terça-feira, 8 de novembro de 2011

Serviço itinerante de emissão de RG beneficia moradores de Pirambu

Durante os dois dias de ação, 298 pessoas foram beneficiadas
A pedido da Prefeitura de Pirambu, uma equipe do Instituto de Identificação, órgão vinculado à Secretaria de Estado da Segurança Pública (SSP), esteve no município para oferecer à população, de forma gratuita, o serviço de expedição da carteira de identidade. A ação, que beneficiou quase 300 pessoas, aconteceu nesta segunda e terça-feira, dias 7 e 8, no espaço Artes e Ofício, administrado pela prefeitura através da Secretaria Municipal de Assistência Social e do Trabalho.

A maioria dos beneficiados procurou a unidade para trocar o RG, a exemplo da dona de casa Adélia dos Santos, 30 anos. “Tirei minha primeira carteira de identidade quando tinha 12 anos. Já estava mais do que na hora de trocar, mas me faltava tempo para ir até Aracaju”, contou a jovem, que aprovou a iniciativa da prefeitura. Além de economizar o dinheiro do transporte, a dona de casa não teve custos para adquirir seu novo RG.

Adélia dos Santos: primeiro RG foi tirado há 18 anos
A oferta desse serviço é feita na capital e nos postos existentes em alguns municípios. “Em Aracaju, o cidadão recebe o RG no mesmo dia, mas nos postos do interior a entrega ocorre num prazo de uma semana, pois esses postos somente dão entrada nos pedidos e os encaminha para o instituto, que expede o documento e depois o envia para os municípios”, explicou Tiago Nunes, funcionário do setor de expedição do instituto.

Quanto aos valores cobrados, a primeira via da carteira de identidade custa R$ 6,00 e a segunda, R$ 9,00. “Nem todas as pessoas têm condições de pagar essa taxa, sem contar as despesas de deslocamento. Por isso, é que a atual gestão de Pirambu está sempre se esforçando para trazer ao município serviços importantes, sem qualquer custo para a população”, destacou o prefeito José Nilton de Souza.

Para a realização da ação nesses dois dias, além do espaço, a prefeitura disponibilizou uma máquina copiadora e forneceu alguns materiais, dentre eles, os utilizados para a impressão das fotografias 3x4. “A alimentação da equipe do Instituto de Identificação que se deslocou até Pirambu também ficou por nossa conta”, informou Sueli Xavier, coordenadora do espaço Artes e Ofício.

Segundo ela, para o próximo ano, já está prevista a implantação de um posto no município que irá ofertar o serviço de emissão de RG. “O prefeito já conversou com a SSP [Secretaria de Segurança Pública] e a previsão é de que o posto comece a funcionar em janeiro. Para isso, teremos que definir um local e equipá-lo com um computador, duas impressoras e uma máquina copiadora”, finalizou.

No próximo ano, Pirambu deve implantar posto de emissão de RG

segunda-feira, 7 de novembro de 2011

Encontro reúne professores do programa EJA de Pirambu

Professores que atuam na Educação de Jovens e Adultos (EJA) do município de Pirambu tiveram a oportunidade de discutir sobre como melhor trabalhar na sala de aula. O encontro aconteceu na Escola Municipal Mário Trindade Cruz, no último dia 3 de novembro, e contou com a participação de cerca de 25 docentes.

“O evento foi possível graças a uma parceria com as editoras IBEP e Companhia Editora Nacional”, informou Veralúcia Santana, secretária de Educação de Pirambu. Na ocasião, os professores receberam instruções sobre como aproveitar os livros didáticos e os diversos tipos de mídia.

Durante o encontro, foram também assuntos de discussão o trabalho interdisciplinar e as atividades lúdicas, que podem ser aplicados como forma de expandir a atuação do professor e aprimorar o aprendizado do aluno.

Em Pirambu, as séries trabalhadas no programa EJA vão do 1º ao 5º ano (para alunos com idade acima dos 15 anos) e do 6º ao 9º ano do ensino fundamental (para alunos com idade acima dos 18 anos). As aulas acontecem na sede do município e no povoado Lagoa Redonda.

sexta-feira, 4 de novembro de 2011

Prefeitura arrecada R$ 98,5 mil com leilão público de veículos

Veículos já estavam em exposição há cerca de 15 dias
A Prefeitura Municipal de Pirambu realizou na manhã desta sexta-feira, dia 4, um leilão público de veículos e conseguiu arrecadar R$ 98,5 mil. O valor superou as expectativas da Comissão de Leilão, que estimou um total de R$ 70 mil para os nove lotes colocados à venda. Os veículos já estavam em exposição na garagem da prefeitura há cerca de 15 dias.

Os compradores deram 10% de sinal em dinheiro no ato da arrematação, sendo 5% de comissão do leiloeiro contratado e 5% de calção da prefeitura. Já a complementação do pagamento deverá ser feita até o próximo dia 11. “O dinheiro poderá ser aplicado na compra de novos veículos ou na desapropriação de terrenos para construção de casas populares”, informou o secretário de Finanças, Álvaro Alberto Buery.

Esse é o terceiro leilão realizado pela gestão do prefeito José Nilton de Souza. Dessa vez, entre os veículos leiloados, encontravam-se uma motocicleta Honda, dois Fiats Uno, um microônibus Fiat Ducato, uma Kombi, um ônibus e um caminhão da Volkswagen, um Ford Ranger e uma Toyota Hilux. O lote mais barato foi vendido a R$ 200 (motocicleta) e o mais caro a R$ 39,1 mil (Fiat Ducato + caminhão Volksvagen).

quarta-feira, 2 de novembro de 2011

Parceria viabiliza oferta de cursos na área da construção civil

Aulas teóricas acontecem no espaço Artes e Ofício da prefeitura
Duas novas turmas, formadas por moradores de Pirambu, estão sendo preparadas para o mercado de trabalho. Dessa vez, a área foco é a construção civil, com a oferta dos cursos de pedreiro polivalente e pintura imobiliária com textura. Ao todo, 36 pessoas participam das aulas, que tiveram início na segunda semana de outubro.

A oferta é resultado de uma parceria entre a Secretaria Municipal de Assistência Social e do Trabalho e a Secretaria de Estado da Inclusão, Assistência e Desenvolvimento Social. “Qualificar as pessoas, para que elas estejam preparadas para enfrentar o mercado, é uma de nossas prioridades, desde o início da gestão”, destacou o prefeito José Nilton de Souza.

Segundo a secretária de Assistência Social e do Trabalho, Carmélia Sobral, desde 2009, já foram formados em Pirambu auxiliares de cozinha, bombeiros hidráulicos, garçons, técnicos em perfuração (petróleo e gás) e artesãos, entre outrs profissionais. “Para a realização de todos esses cursos, as parcerias foram fundamentais”, completou.

Conteúdo

No que se refere aos cursos de pedreiro e pintor, a parte teórica está sendo ministrada no espaço Artes e Ofício, criado pela atual gestão de Pirambu. “Nessa fase, o conteúdo inclui relações interpessoais, segurança, meio ambiente e saúde, normas técnicas e regulamentadoras, dentre outros assuntos”, informou Fabrício Silva, um dos professores.

Cumprida a carga horária na sala de aula, os alunos de cada turma partirão para o aprendizado prático. Nessa etapa, para o curso de pedreiro, será utilizada a garagem da administração municipal, localizada ao lado da prefeitura. Já os futuros pintores irão treinar no mesmo espaço onde estão acontecendo as aulas teóricas.

A previsão é de que o Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai), instituição contratada para ministrar os cursos, envie os materiais necessários para execução dessa fase até a próxima semana. A partir daí, ambos os cursos devem prosseguir por mais um mês, dando aos alunos o direito de receber o certificado.

Por esse momento, espera Adenilton Santos, aluno do curso de pintura imobiliária. “Já fiz alguns trabalhos de pedreiro e agora surgiu a oportunidade de qualificação como pintor. Apesar de eu estar empregado, nunca se sabe o dia de amanhã, por isso é bom saber fazer outras atividades”, disse o aluno, que hoje atua na área de segurança.